Ninguém gosta de passar por situações aflitivas.
Provavelmente, você, como eu, também, já enfrentou algum momento de aflição, não é mesmo?
Pode ser uma enfermidade, a perda do emprego, uma dívida, uma catástrofe, um relacionamento que se acaba, uma notícia desagradável envolvendo alguma pessoa querida, um acidente, a morte de um familiar, etc.
Não podemos nos esquecer que vivemos sob a égide do conflito. É um conflito que nos envolve a todos, pois trata-se de um conflito que abarca o macro e o microcosmo.
Pelo fato de vivermos no conflito, muitas ocorrências causam aflições.
Sabedor dessas e de outras ocorrências, o Senhor Jesus, nosso Amado Salvador, quando aqui andou, nos advertiu e, ao mesmo tempo, inspirou-nos dizendo: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”, João 16:33.
Perceba que as palavras são enfáticas nos dois sentidos. A primeira declaração, apenas, nos informa, categoricamente, afirmando que este é o mundo das aflições. Graças a Deus, o verso não termina com essa declaração apenas. Jesus continuou trazendo uma mensagem de conforto e esperança para os sofredores.
Ele disse: tende bom ânimo. O tende bom ânimo soa como que alguém nos ensinando o caminho. A conclusão que Jesus deixou é no mínimo maravilhosa: “Eu venci o mundo.”
Perceba que João 16:33, tem três pilares.
Primeiro: as aflições fazem parte desta vida.
Segundo: mesmo assim devemos ter bom ânimo.
Terceiro: Jesus já venceu o mundo por nós.
Se você está em aflição, ou se já esteve em aflição ou mesmo que em algum momento da caminhada a aflição chegue, lembre-se, sempre, das palavras de Jesus.
Tenha ânimo porque as aflições, como todas as outras coisas, são passageiras.
E por último deleite-se na promessa de Jesus que já venceu o mundo.
Paulo nos ajuda dizendo: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou”, Romanos 8:37.
Pastor Sênior da IASD do UNASP, Campus São Paulo
@pastorstina
stina.com.br