Resumo da Lição – Salvação somente pela fé

1. Temos grande privilégio de estudar o livro de Romanos. Livro tão amado por Martinho Lutero que foi um grande defensor do Protestantismo que esse ano completa 500 anos no dia 31 de outubro.
2. A verdade bíblica deu a Lutero o fundamento teológico para que ele contestasse Roma e comunicasse a milhões de pessoas a mensagem da salvação unicamente pela FÉ. A Carta aos Romanos, está no centro deste fundamento.
3. As profecias de Daniel e Apocalipse, bem como a grande notícia da salvação pela fé, revelam por que os fiéis à Bíblia devem manter a sua lealdade às verdades que nossos antepassados protestantes defenderam, mesmo à custa de suas vidas.
4. Dados da Carta aos romanos: Paulo foi provavelmente o escritor e a escreveu na cidade grega de Cencreia, próxima a Corinto, provavelmente nos primeiros meses do ano 58 d.C.
5. Em sua terceira viagem missionária, Paulo visitou as igrejas de Antioquia, Galácia e Frígia.
6. Ao visitar a igreja da Galácia, descobriu que durante a sua ausência, falsos mestres tinham convencido os membros a se submeter à circuncisão e a guardar outros preceitos da lei de Moisés. Temendo que seus adversários chegassem em Roma, Paulo escreveu aos romanos para evitar que a mesma tragédia espiritual acontecesse em Roma.
7. Acreditamos que a melhor comunicação é face a face, corpo a corpo. Paulo acreditava nisso e então, anunciou em sua carta aos romanos que pretendia visitá-los pessoalmente.
8. A filosofia ministerial de Paulo levava-o a lugares onde o evangelho ainda não tinha chegado. Sentia-se constantemente motivado a levar o evangelho às novas regiões. Dizia “Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificado sobre o alicerce de outro…” Rm 15:20 e 21
9. Paulo não tinha a intenção de se estabelecer em Roma. Seu objetivo era evangelizar a Espanha. Ele esperava apoio dos romanos nesse empreendimento.
10. Podemos aprender com este princípio que Paulo praticou: A missão em lugares novos só acontece por meio de uma rede de apoio. Devemos ajudar os missionários a alcançar essas pessoas.
11. Paulo queria muito ir a Roma, mas precisou de esperar. Quando ele chegou a Jerusalém no final de sua 3ª. viagem missionária levando oferta recolhida pelas congregações da Europa e Ásia Menor, algo ruim e inesperado aconteceu em sua vida:
12. Paulo foi preso e acorrentado. Depois de dois anos na prisão em Cesareia, apelou a César. Três anos após sua prisão, finalmente, chegou a Roma, não como queria. Chegou como prisioneiro.
13. Em Roma, convocou os principais dos judeus para comunicar o que havia acontecido com ele, e afirmou que não tinha cometido nenhum crime; disse também que havia apelado a César.
14. Paulo aproveitou a oportunidade para dizer: “É pela esperança de Israel que estou preso”. Rm 28:20 As pessoas disseram para Paulo que não tinham recebido nenhuma noticia má ou denúncia contra ele.
15. Em sua própria residência, Paulo teve oportunidade de falar para muitas pessoas a respeito do Reino de Deus, de Jesus, lei de Moisés e dos profetas. Muitos ficaram persuadidos, outros continuaram incrédulos.
16. Ellen G. White afirma “não pelos sermões de Paulo, mas pelas suas cadeias, foi a atenção da corte atraída para o cristianismo”.
17. Paulo fez uma saudação à igreja de Roma muito especial: “A todos os amados de Deus que estais em Roma, chamados para serdes santos: graças a vós outros e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Rm1:7
18. Amados de Deus = Deus ama o mundo; Deus ama os que O escolheram, aqueles que correspondem ao Seu amor.
19. Amamos aqueles que nos amam. O amor exige resposta. Quando a resposta não é pronta, o amor é limitado em sua expressão mais plena.
20. Chamados para serdes santos = nomeados santos.
21. Santos = dedicado; separado por Deus. Escolher Jesus como Senhor, é o que designa como santo no significado bíblico do termo.
22. A grande notícia do evangelho é que a morte de Cristo foi universal; foi por TODOS os seres humanos; Todos foram chamados para ser salvos; chamados para serem santos, mesmo antes da fundação do mundo. É uma pena, que muitos rejeitam esse presente, não aproveitam os benefícios da dádiva de Deus.
23. Paulo continua… “Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo mundo, é proclamada a vossa fé”. Rm 1:8
24. Como foi fundada a congregação em Roma? Possibilidades: Pedro, Paulo, leigos, pessoas que tinham se convertido no Dia do Pentecostes em Jerusalém e depois mudaram para Roma… ??
25. É surpreendente = “Apesar da oposição, 20 anos após a crucificação de Jesus, havia uma igreja viva e fervorosa em Roma. Essa igreja era forte e zelosa, e o Senhor atuava em favor dela”. E.G.White
26. Paulo elogiou os irmãos de Roma = “possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestarem uns aos outros”. Rm 15:14
27. – Será que somos bondosos? O que as pessoas dizem a nosso respeio?
28. Conhecimento = Paulo estava enfatizando o conhecimento referente ao estudo da Bíblia e compreensão da verdade que resulta em um novo coração e uma nova mente.
29. Admoestarem uns aos outros = ninguém pode prosperar espiritualmente isolando-se de outros cristãos. Precisamos encorajar os outros e, ao mesmo tempo, ser encorajados por eles.

Senhor Jesus, ajuda-nos, porque  como cristãos queremos viver em paz com nossos irmãos próximos a nós e com nossos irmãos da igreja. Ajuda-nos a praticar o mesmo espírito que Jesus tinha nos Seus relacionamentos. Amém!

Link para a lição completa: http://mais.cpb.com.br/licao-adultos/