Fugindo do Mundanismo

1. Satanás fracassou ao confrontar Jesus Cristo, mas ele foi bem-sucedido em sua luta contra as outras pessoas. Ele continuará a vencer, a menos que o combatamos com a armadura e o poder de Deus.
  2. Só o Senhor nos oferece libertação das seduções (e ilusões) do mundo e da sedução dos bens e riquezas.
  3. A verdadeira felicidade e a vida correta surgem quando desviamos os nossos olhos dos bens que possuímos e olhamos para o Cristo vivo.
  4. Podemos enumerar várias recomendações que a Bíblia nos ensina para fugirmos do mundanismo:
  5. Recomendação número 1 para fugirmos do mundanismo – Relacionamento com Cristo – A contínua devoção a Cristo nos altos e baixos da vida.
  6. Antes de qualquer outro relacionamento, Cristo deve ser nossa prioridade. Devemos nos devotar a Jesus porque sabemos quem Ele é e o que tem feito por nós.
  7. Paulo aconselha que devemos pensar nas coisas do alto, não nas que são daqui da Terra. Aconselha também que devemos pensar em “tudo o que é verdadeiro, justo, puro, amável, de boa fama… se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Filipenses 4:8
  8. Nossa vida deve ser escondida em Jesus e Seus planos devem ser os nossos planos. Quando nos rendemos a Cristo, Ele rompe o domínio do mundo sobre nós.
  9. Recomendação número 2 para fugirmos do mundanismo – Na Palavra – O salmista ensina que devemos esconder a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele. Sl 119:11 Jesus afirmou: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nela a vida eterna, e são elas que de Mim testificam”. João 5:39
  10. Estudamos a Bíblia porque ela é a suprema fonte de verdade. Jesus é a Verdade. Na Palavra de Deus encontramos Cristo revelado em suas páginas.
  11. No Antigo e no Novo Testamento, encontramos quem é Jesus e o que Ele realizou por nós. Ao seguirmos Jesus e obedecermos às Suas palavras, somos libertos dos laços do mundanismo e dos laços do pecado.
  12. Se não tivermos cuidado, o amor ao mundo e aos bens mundanos pode nos afastar de Deus. Precisamos ler, meditar e seguir os ensinamentos da Palavra de Deus.
  13. A Bíblia deve nos ajudar a vivermos não segundo a carne, e sim, vivermos segundo o Espírito de Deus, que é vida e paz e agrada a Deus.
  14. Se amarmos a Deus e a Bíblia, estaremos fugindo do mundanismo e da sua essência que é obter coisas para nós mesmos, que é oposto de tudo o que Jesus representa.
  15. Recomendação número 3 para fugirmos do mundanismo – Vida de oração – Deus Se comunica conosco por meio de Sua Palavra, consequentemente, nós comunicamos com Ele por meio da oração.
  16. A oração é essencial na nossa vida, pois, pela sua própria natureza, ela nos mostra um reino superior ao mundo.
  17. Fé é um elemento fundamental que deve ser associado às nossas orações.
  18. Precisamos considerar algumas condições para que a nossa oração possa ser aceita e atendida pelo Senhor: a- não pode ser expressão de nosso egoísmo; b- precisa ser submissa à vontade de Deus; c- precisa estar acompanhada da fé; d- precisa pedir as coisas que o Senhor prometeu;  e- precisa pedir em nome de Jesus.
  19. Recomendação número 4 para fugirmos do mundanismo – Vida sábia – A sabedoria é a aplicação do conhecimento e da compreensão.

O conhecimento representa os fatos; a compreensão representa o discernimento; e a sabedoria surge no processo de aplicar essa compreensão e conhecimento na vida.

1. A sabedoria em si mesma, se não for praticada e vivida, torna-se nada mais que uma boa informação. A sabedoria que não é colocada em prática, não é verdadeiramente sabedoria.
  2. A Bíblia relata que Salomão pediu a Deus que lhe desse um coração compreensivo para julgar e prudentemente, pudesse  discernir entre o bem e o mal.
  3. “Melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar a ela”. Pv 8:11
  4. Quando não se vive o conhecimento recebido, é muito fácil, até mesmo para os mais sábios e inteligentes, envolver-se no vazio de um estilo de vida materialista ou no vazio do mundanismo.
  5. Recomendação número 5 para fugirmos do mundanismo – O Espírito Santo – O grande conflito é real: dois lados estão lutando pela nossa vida. Um nos atrai a Cristo e o outro ao mundo. O Espírito Santo em nossa vida pode e vai nos guiar na direção certa, se apenas nos submetermos a Ele.
  6. “Quando vier, porém, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade”. Jo 16:13 e Jo 14:16.
  7. O Espírito Santo nos capacita a viver por princípios e pela fé, não por caprichos nem emoções que tanto dominam o mundo.
  8. A preparação eficaz para a vida no Céu ocorre quando vivemos fielmente neste mundo sob a direção do Espírito Santo.
  9. Por meio de bens materiais, a sedução do mundo pode nos afastar do Senhor. Em contrapartida, o poder do Espírito Santo nos levará a Jesus, se apenas não resistirmos a Ele.
  10. Quando nos submetemos ao Senhor, Ele nos dá um coração novo e  coloca dentro de nós o Seu Espírito.
  11. O Espírito Santo Se esforça para nos dar poder para vencer a poderosa sedução do mundo.

Senhor Jesus, ajuda-nos, porque  como cristãos queremos viver em paz com nossos irmãos próximos a nós e com nossos irmãos da igreja. Ajuda-nos a praticar o mesmo espírito que Jesus tinha nos Seus relacionamentos. Amém!

Link para a lição completa: http://mais.cpb.com.br/licao-adultos/