Restauração FINAL

Vejam os itens mais importantes:
1. Uma das maiores e mais lindas promessas da Bíblia é a de que Jesus virá outra vez. Sem ela, não teríamos NADA, pois nossas esperanças estão centralizadas nessa promessa e em seu significado para nós.
2. Quando Cristo retornar nas nuvens do Céu, tudo o que é terrestre e de origem humana e, portanto, temporário e insignificante, será destruído.
3. A Bíblia ensina que após o milênio no Céu, esta Terra, com suas guerras, doenças e tragédias, será renovada e se tornará a morada dos remidos, finalmente reunidos com o Senhor e uns com os outros.
4. Como adventistas do sétimo dia, também almejamos o retorno de Jesus. Nosso nome proclama essa esperança.
5. No segundo advento de Cristo, seremos UM com o Senhor, finalmente reunidos, formando uma família restaurada.
6. A certeza da volta de Cristo: a- os remidos na nova Terra serão recebidos por Jesus e morarão com Ele; b- todos que aguardam o dia em que poderão compartilhar de uma comunhão face a face com Jesus serão recompensados; c- Jesus prometeu – “Voltarei”; d- depois do Dilúvio, Deus disse a Enoque que a vinda do Messias em glória acabaria com o pecado; e- Enoque profetizou “Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades, para exercer juízo […] Jd 14 e 15; f- o rei Davi profetizou que a vinda do Messias reuniria o povo de Deus – “Vem o nosso Deus e não guarda silêncio […]” Sl 50:3
7. A segunda vinda de Cristo está intimamente ligada ao Seu primeiro advento. As profecias que predisseram Seu nascimento e ministério são o fundamento para nossa esperança e confiança na promessa de Sua segunda vinda. Gn 3:15, Mg 5:2, Is 11:1, Dn 9:25, 26
8. Hebreus 9:26,28 “[…] Assim também Cristo, tendo-Se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O aguardam para a salvação”.
9. A promessa de restauração – Jesus, o renovo de Jessé, estabelecerá justiça e renovará a Terra, eliminando a violência e trazendo paz entre seres humanos e a natureza.
10. Muito interessante: nos primeiros capítulos da Bíblia o mundo é descrito como BELO e HARMONIOSO e foi confiado aos nossos primeiros pais, Adão e Eva. Os dois últimos capítulos da Bíblia também falam sobre um mundo PERFEITO e HARMONIOSO criado por Deus para a humanidade redimida. Dessa vez, recriado e restaurado da ruína do pecado.
11. Esse lar dos remidos será um lugar real, não uma fantasia da imaginação nem um sonho. Os remidos poderão ver, ouvir, cheirar, tocar e ter uma nova experiência, uma nova vida. Haverá harmonia universal.
12. Que alegria pensar que a dor, a morte, a injustiça, a maldade e todo e qualquer sofrimento desaparecerão para sempre! Eu quero morar nesse lugar! E vocês?
13. Ellen G. White afirma o que aguarda os remidos: a- gloriosas revelações de Deus e de Cristo; b- muito conhecimento, o qual será progressivo, assim como o amor, a reverência e a felicidade aumentarão; c- quanto mais aprenderem a respeito de Deus, mais apreciarão o Seu caráter; d- conhecerão as riquezas da redenção e os surpreendentes feitos do grande conflito com Satanás; e- com alegria dedilharão as harpas de ouro; f- milhares de milhares, e milhões de milhões de vozes se unirão para ampliar o potente coro de louvor.
14. Ressurreição e restauração dos relacionamentos – De acordo com Paulo em 1Tessalonicenses 4:13-18, a segunda vinda de Cristo impactará a humanidade de maneira profunda:
Os anjos do Senhor reunirão os Seus escolhidos. Os justos mortos ressuscitarão e receberão a imortalidade. Os ressuscitados se reunirão com os que anseiam sua presença e amor. O corpo enfermo e envelhecido e desfigurado que desceu ao túmulo não levantará da ressurreição, mas sim o corpo NOVO, IMORTAL e PERFEITO.
15. Quando os mortos redimidos ressuscitarem, os justos vivos na Terra serão transformados e também receberão um corpo NOVO e PERFEITO.
16. Então, esses dois grupos de redimidos, os justos ressuscitados e os transformados, serão “arrebatados […] entre nuvens, para o encontro do Senhor NOS ARES, e, assim, estarão para sempre com o Senhor”. 1Ts 4:17
17. Uma nova Terra para os remidos – Is 65:17 “Eis que crio novos céus e nova Terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais memória delas”. Há … que alívio!
18. João descreveu a Nova Jerusalém no livro do Apocalipse. Destacou a unidade e harmonia que existirão ali: a- a árvore da vida, à qual Adão perdeu o acesso mediante sua transgressão, será restaurada por Cristo na Nova Jerusalém. Os remidos, isto é, os vencedores terão acesso a essa árvore. A árvore produzirá 12 espécies de frutos, uma nova espécie a cada mês e as suas folhas servirão para a cura das nações.
19. O que significa “a cura das nações”? se refere figurativamente à remoção das barreiras nacionais e linguísticas e separação; as folhas curarão a ruptura entre as nações. As nações não mais serão “gentílicas”, mas estarão unidas em UMA só FAMÍLIA como o verdadeiro povo de Deus.
20. João também fala da beleza extrema e da alegria infinita na nova Terra.
21. Miqueias previu a paz entre as nações… as pessoas viverão em plena paz, os relacionamentos serão perfeitos!
22. Ranko Stefanovic escreveu “A propriedade curativa das folhas das árvores cicatrizará as feridas – étnicas, tribais ou linguísticas – que têm dividido a humanidade por anos”.
23. Como será a vida na nova Terra? 1- Não haverá desobediência e rebelião, pois não haverá mais PECADO! Não haverá pranto, dor, luto e morte; 2- haverá abundância de bênçãos, casas para morar e comida para apreciar; 3- poderemos nos reconhecer e aguardar uma ETERNIDADE de relacionamentos restaurados; 4- continuaremos nossa convivência com os que conhecemos, amamos e que estarão conosco.
24. Ellen G. White afirma que “o amor e simpatias que o próprio Deus plantou no coração encontrarão ali o mais verdadeiro e suave exercício”. A comunhão pura com os seres santos, a vida social com os anjos e com os fiéis de todos os tempos contribuirão para a felicidade dos remidos.
Eu concluo: vai valer a pena todo o preparo para estar na nova Terra! vale a pena manter íntima comunhão com Jesus e seguir Seus passos hoje… vai valer a pena estar na nova Terra!

Nesse último Resumão do ano, faço um apelo a todos vocês: Vamos nos preparar de verdade para nos encontrar na eternidade? Vamos nos preparar para usufruir as alegrias infinitas na nova Terra ?

Feliz Sábado! Sejam felizes!
Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.