O povo de Deus selado

Vejam os itens mais importantes:
1. A mensagem apresentada na abertura dos Setes Selos mostra que toda pessoa que afirma crer em Cristo encontra bênçãos por sua fidelidade ou maldições por sua infidelidade.
2. O povo de Deus também sofre injustiça e opressão neste mundo avesso ao evangelho. Na abertura do sexto selo, Deus está pronto para lidar com os que prejudicaram Seu povo.
3. O capítulo 7 de Apocalipse é um intervalo inserido entre o 6º e o 7º selos. O 6º selo nos leva à Segunda Vinda de Cristo. Enquanto os ímpios enfrentam o juízo, Apocalipse 7 responde à pergunta deles acerca de – QUEM SUBSISTIRÁ no dia da Vinda de Cristo? Resposta: os que foram SELADOS, os 144 mil.
4. Vamos citar a visão de João relatada em Ap 7:1-3 “Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro ventos da Terra […] vi outro anjo […] tendo o SELO do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, dizendo: Não danifiqueis nem a Terra, nem o mar, nem as árvores, até SELARMOS na fronte os servos do nosso Deus”.
5. Os ventos representam forças destrutivas pelas quais Deus executa juízos sobre os ímpios. Essas forças destrutivas estão sendo retidas pela intervenção divina enquanto ocorre o selamento do povo de Deus.
6. O significado do selamento é simbólico. Significa = “o Senhor conhece os que Lhe pertencem”. 2Tm 2:19; Deus conhece o Seu povo e o sela com o Espírito Santo.
7. No tempo do fim o SELO na testa é concedido ao povo fiel a Deus, que guarda Seus mandamentos.
8. Atenção!! O SELO de Deus não é uma marca visível colocada na testa! E.G.White afirma que o SELO é a “consolidação na verdade, tanto intelectual como espiritualmente, de modo que o povo de Deus não possa ser abalado”. Eventos Finais, p.220
9. A característica que identifica os selados é seu firme compromisso em guardar os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Isso é o que significa ter o “nome” ou o caráter de Deus escrito em suas testas. Ap 14:1
10. Por outro lado, os que estiverem ao lado da besta, receberão a sua marca. Ap 13:16,17
11. Interessante: a fidelidade do povo selado de Deus foi provado em todas as gerações. E na crise final? será a guarda dos mandamentos de Deus, em especial a guarda do sábado. Logo, o sábado foi o sinal do povo de Deus nos tempos bíblicos e será o sinal de lealdade a Deus na crise final.
12. No tempo do fim, o SELO funciona como um sinal de proteção contra as forças destrutivas das sete pragas como pano de fundo.
13. Ap 6:17 afirma: os que permanecerão protegidos no dia da ira de Deus é o Seu povo selado.
14. Ap 7:4-8 O número de pessoas que receberam o SELO de Deus = 144 mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.
15. Como podemos interpretar corretamente esse número? a- o texto acima NÃO se refere a um número LITERAL; b- o número 144 mil é composto por 12 X 12 X 1.000 …. então, 12 = símbolo do povo de Deus, igreja edificada sobre o fundamento dos 12 apóstolos Ef 2:20; representa a totalidade do povo de Deus do tempo do fim – “todo Israel” (judeus e gentios)… que estiver preparado para o retorno de Cristo e que será transladado SEM PASSAR pela morte. Rm 11:26; 1Co 15:51-53 o Apóstolo Paulo escreveu: “Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos” […]
16. As 12 tribos não são literais, não existem mais hoje. Essa lista de Apocalipse 7 é diferente de todas demais encontradas na Bíblia. Essa lista NÃO é histórica. Percebe-se ausência da tribo de Dã e Efraim por causa da infidelidade e apostasia. Essas 12 tribos = representam todo o povo de Deus que perseverar até o fim. Refere-se ao futuro.
17. E o número 1000? No antigo Israel, 1000 era uma unidade militar básica. Os 144 mil selados compõem-se de 144 unidades militares, doze de cada tribo, formando uma soma, 12 de cada tribo, significando uma totalidade de Israel. Acreditamos que João utiliza imagem de uma batalha para retratar a igreja como um exército organizado em unidades militares prontas para a guerra.
18. João continua o relato em Ap 7:9, 10 “vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, povos e línguas, em pé, diante do trono e diante do Cordeiro vestidos de roupas brancas com palmas nas mãos” e clamavam que ao Cordeiro pertence a salvação.
19. Como é formada essa grande multidão? Um grupo especial de pessoas que, apesar das tribulações ou sofrimentos que enfrentaram, permaneceram fiéis a Jesus. Entendemos também que a grande multidão é uma referência a TODOS os remidos que sofreram por sua fé ao longo dos séculos.
20. “Não podia enumerar” = salvos pela graça; os redimidos reivindicam a salvação por causa da justiça de Cristo.
21. Ellen G. White no livro O grande Conflito, p. 665 “descreveu a grande multidão”: a- aqueles que foram arrancados das garras de Satanás, e como tições do fogo, seguiram Seu Senhor; b- os que aperfeiçoaram um caráter cristão em meio à falsidade e a incredulidade; c- os que honraram a Lei de Deus quando o mundo a declarava nula; d- os milhões de todos os séculos que se tornaram mártires pela sua fé. E além está “a multidão que ninguém podia enumerar” […].
22. O que mais podemos acrescentar a respeito dos 144 mil de acordo com Ap.14:4, 5 1- não se macularam com mulheres, porque são castos = resistirão às relações corrompidas com Babilônia e as igrejas apóstatas; 2- são seguidores do Cordeiro por onde quer que vá; 3- são os que foram redimidos dentre os homens, primícias = salvos para Deus e para o Cordeiro; 3- não se achou mentira e nem mácula na sua boca, irrepreensível!
23. Os 144 mil são claramente um grupo especial, como já dissemos, porque foram transladados SEM passar pela morte. Cantam um “cântico novo” que só eles podem cantar: experiência única com Cristo.
24. Muito oportuno afirmar: O texto de Ap 14:4, 5 se ajusta com o povo de Deus nos últimos dias: “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Ap 14:12
25. Nos últimos dias da história do mundo os 144 mil refletirão o caráter de Cristo. Sua salvação revelará o que Cristo fez por eles e lavarão suas vestiduras no sangue do Cordeiro e serão achados sem mácula e irrepreensíveis diante de Deus.

Senhor, desejamos com toda a sinceridade fazer parte do povo de Deus selado. Desejamos revelar a todos o que Cristo fez por nós. Desejamos lavar as nossas vestiduras no sangue do Cordeiro. Venha nos ajudar, por favor. Amém.

Feliz Sábado! Sejam felizes!
Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.