O Pentecostes

1. Pentecostes, vem da palavra pentekoste, o nome grego para a Festa das Semanas, também conhecida como Festa das Primícias. Êx 34:22 e Nm 28:26  – O termo significa quinquagésimo e deve seu uso ao fato de que a festa era celebrada no 50º dia a partir da oferta do feixe de cevada, no 1º dia após a Páscoa.
  2. Era um dia de alegria e ação de graças, em que o povo de Israel trazia diante do Senhor os primeiros frutos da colheita do trigo.
  3. A festa se tornou um símbolo apropriado da primeira colheita espiritual da igreja cristã, quando o Espírito Santo foi derramado com abundância. 3 mil pessoas foram batizadas em um único dia.
  4. Esse derramamento do Espírito Santo aconteceu após a ascensão de Jesus e Sua exaltação no Céu.
  5. Depois desse evento, os apóstolos transformaram-se em homens de convicção e coragem que mudariam o mundo.
  6. Conforme o pedido de Jesus, os fiéis aguardavam em Jerusalém a promessa do Espírito, em meio à orações fervorosas, arrependimento sincero e louvor.
  7. Quando chegou o dia, estavam todos reunidos no cenáculo. Logo iriam para uma área pública.
  8. Na ocasião em que o derramamento do Espírito Santo foi derramado, houve um estrondo vindo do céu como o de um vento impetuoso que encheu todo o lugar e, em seguida, surgiram o que parecia ser CHAMAS DE FOGO que pousaram sobre os que estavam ali.
  9. Em Atos 2:4, o dom do Espírito Santo se manifestou por mio do ato de falar em línguas. Esse dom foi apenas uma dentre as muitas diferentes manifestações do Espírito. Podemos citar: previsão do futuro, visões, pregação inspirada, cura e qualificação para o serviço.
  10. O objetivo do dom de línguas no Pentecostes = dar início à missão mundial da igreja. Era necessário que os apóstolos fossem capazes de atravessar barreiras culturais e alcançar os confins da Terra com o evangelho e também pudessem falar os idiomas daqueles que necessitavam ouvir a mensagem.
  11. Existe evidências de que, no Pentecostes, os apóstolos falaram em idiomas estrangeiros: o termo DIALEKTOS ou própria língua, mencionado em Atos 2:6 e 8,  significa idioma de uma nação ou região. Isto é, os apóstolos estavam falando nesses idiomas diferentes. Milagre?
  12. Milagre sim! os simples galileus podiam falar idiomas que, até horas antes, não conheciam.
  13. Sabemos que aprender e falar fluentemente uma nova língua requer muito esforço, dedicação e um certo tempo… mas não precisou nada disso… os apóstolos estavam falando dialetos ou a própria língua das pessoas que os ouviam. Esse milagre foi necessário para que houvesse entendimento entre pregadores e ouvintes.
  14. Os judeus locais ficam espantados e quando viram o milagre –  apóstolos falando línguas estrangeiras, afirmaram: Esses apóstolos estão embriagados! Atos 2:13
  15. Quando Pedro ficou sabendo da acusação que os apóstolos estavam embriagados, teve iniciativa de explicar o que estava acontecendo: fez um discurso citando as Escrituras, descrevendo o derramamento do Espírito como um cumprimento de uma profecia.
  16. A profecia citada era de Joel 2:16-19 “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos, e sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. E mostrarei prodígios em cima do céu; e sinais embaixo da Terra, sangue, fogo e vapor de fumaça”.
  17. Quando Pedro citou a profecia de Joel que tratava da futura era da salvação, pretendia enfatizar a relevância histórica do momento.
  18. Uma diferença importante: Joel disse: “depois” (Jl 2:28) apontava para um futuro indefinido; e Pedro disse: “nos últimos dias” (At 2:17)  indicando que o ato final no grande drama da salvação havia começado. A igreja primitiva tinha pressa, tinha um senso de urgência.
  19. O ponto principal na apresentação de Pedro sobre o Evangelho foi a Ressurreição de Cristo. Mencionou também Sua vida e morte.
  20. Na terceira parte discurso de Pedro, voltou à questão das línguas que, inicialmente havia atraído as pessoas. Ele afirmou que os fiéis falavam em línguas porque o Espírito Santo havia acabado de ser derramado do Céu.
  21. Quando Pedro fala “derramado do Céu”, estava exaltando a posição de Jesus, porque representava o supremo reconhecimento do Pai de Sua prerrogativa como Senhor e Salvador. “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” At 2:33
  22. E tudo deu certo, em outras palavras: Jesus triunfou na Cruz, foi exaltado no Céu e consequentemente, veio o derramamento do Espírito Santo.
  23. Atenção – Atenção… muito importante: Quando o sacrifício de Cristo foi autenticado no Céu, Satanás levou um golpe decisivo, e o Espírito estava sendo derramado para preparar um povo para a Vinda de Jesus.
  24. E Pedro continuou em seu discurso: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. At 2:38
  25. Arrependimento significa a mudança radical de direção na vida, afastamento do pecado, em vez de simples sentimento de tristeza e remorso. O verdadeiro arrependimento é um dom de Deus… infelizmente, pode ser rejeitado.
  26. O batismo se tornou uma expressão do arrependimento, um rito que simboliza a lavagem dos pecados e a regeneração moral produzida pelo Espírito Santo,
  27. As pessoas no Pentecostes receberam não apenas o perdão dos pecados, mas também a plenitude do Espírito para o crescimento pessoal, para o serviço na igreja e especialmente para a missão.

Senhor Jesus, queremos nos colocar em Tuas mãos, receber o Espírito Santo, para nosso crescimento pessoal  e para cumprir nossa missão como igreja para qual fomos chamados. Amém.

Link para a lição completa: http://mais.cpb.com.br/licao-adultos/