O ministério de Pedro

Vejam os itens mais importantes:

1. A história relatada em Atos, menciona que com a partida de Paulo para Tarso, PEDRO se tornou novamente o personagem principal da narrativa  sobre o início da igreja cristã.

2. Pedro exerceu seu ministério itinerante com toda a Judeia e regiões circunvizinhas.

3. Pedro estava visitando as comunidades cristãs ao longo da região costeira da Judeia. Seu plano era dar instrução doutrinária a essas pessoas que ali moravam, mas Deus naquele momento o usou poderosamente para fazer milagres.

4. Quando Jesus esteve aqui na Terra, ele curou muitas pessoas, como por exemplo um paralítico de Cafarnaum (Lucas 5:17-26). Pois bem, Lucas também relata em Atos 9:32-35 um milagre realizado por Pedro.

5. Quando Pedro estava passando em Lida (ficava a 18 Km de Jope), encontrou um homem chamado Eneias, paralítico há 8 anos.  Pedro compadeceu-se dele e disse: “Eneias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te, e arruma o leito”. Ele imediatamente se levantou. Os moradores de Lida e da planície costeira de Sarona ficaram maravilhados e muitos se voltaram para o Senhor.

6. Outra semelhança entre Jesus e Pedro – milagre da ressurreição. Jesus ressuscitou a filha de Jairo (Lucas 8:41-56) e Pedro  testemunhou esse milagre. Em Atos 9:36-43 encontramos um outro milagre de Pedro.

7. Em Jope havia uma mulher muito especial. Em aramaico, seu nome era Tabita, em grego, Dorcas. Ela era muito querida em sua vizinhança por causa de suas obras de caridade. Dorcas adoeceu e veio a morrer. Depois de sua morte, foi levada para o cenáculo.

8. Quando os discípulos souberam que Pedro estava próximo, enviaram 2 homens à sua procura para que ele viesse até o cenáculo com urgência. Pedro atendeu e foi com eles.

9. Quando Pedro chegou ao cenáculo, seguiu o exemplo de Jesus: pediu que todos saíssem do local que se encontrava o corpo de Dorcas. Em seguida, ajoelhou-se e orou; e voltando-se para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te”. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se. Pedro apresentou Dorcas VIVA às viúvas e aos santos. Depois desse milagre, muitos creram no Senhor e se converteram. Depois disso, Pedro permaneceu em Jope por muitos dias.

10. Os discípulos realizaram muitos milagres; entretanto, essas foram ações de Deus pelas mãos deles.

11. Devemos lembrar… quando permitimos completamente que Deus nos une em prol da causa do evangelho, coisas maravilhosas podem acontecer.

12. Em Jope, Pedro se hospedou na casa de Simão, cuja profissão era a de curtidor (Atos 9:43). Enquanto isso, em Cesareia, a cerca de 40 km de Jope, vivia um centurião romano chamado Cornélio. Ele e sua família eram devotos de Deus. Ele ainda era um gentio incircunciso.

13. Em uma visão dada por Deus, Cornélio foi instruído a enviar mensageiros a Jope e convidar Pedro a visitá-lo. Cornélio obedeceu imediatamente.

14. Quando os mensageiros estavam a caminho, Pedro subiu ao eirado a fim de orar. Estava com fome, quis comer, mas enquanto a cozinheira preparava seu alimento, Pedro deitou-se e teve uma visão: viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra, e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: “Levanta-te, Pedro; mata e come”.

15. Em seguida Pedro replicou: “de modo algum, Senhor, porque jamais comi coisa comum e imunda”… Segunda voz lhe falou: “ao que Deus purificou não consideres comum”. Sucedeu isto por 3 vezes e logo aquele objeto foi recolhido.

16. Enquanto Pedro estava perplexo sobre o significado daquela visão, e meditava, o Espírito disse-lhe que 2 homens estavam à sua procura e ele deveria ir com eles.

17. Os homens falaram para Pedro que estavam ali a pedido de Cornélio e solicitou que ele fosse em sua casa. Pedro prontamente atendeu e foi à casa de Cornélio.

18. Com a visão do “lençol” Deus quis ensinar para Pedro: a- quebrar a resistência de Pedro contra os gentios;  b- não era plano de Deus que se excluísse os gentios do povo de Israel;  c- ele não seria contaminado quando entrasse na casa de Cornélio (gentil).

Pedro entendeu muito bem e disse:  “reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas”. Atos 10:34

19. Atos 10:44-48 Lucas registra um momento crítico na história da igreja primitiva. Era a primeira vez que um dos apóstolos pregava o evangelho a gentios incircuncisos. Havia um conceito errado: muitas pessoas pensavam que o evangelho deveria ser compartilhado apenas com judeus de perto e de longe; também achavam que os gentios primeiramente deveriam se converter ao judaísmo e depois aceitos na comunidade de fé, quer dizer, antes que se tornassem cristãos, os gentios deveriam, primeiro, se tornar judeus.

20. Os conceitos acima estavam equivocados. Deus não tem favoritos e que, em termos de salvação, judeus e gentios estão em pé de igualdade diante Dele.

21. Pedro foi muito criticado por ter ido à casa de Cornélio, porque temiam perder o favor de Deus. Embora receosos, ficaram maravilhados com sua experiência. Como havia ocorrido no Pentecostes, os gentios também falaram em idiomas, receberam o dom do Espírito. Essa foi uma confirmação de que a graça de Deus estava atuando também entre os gentios.

22. Em Atos 11, Lucas relata que por causa da tribulação que sobreveio a Estevão, muitos cristãos se espalharam por muitos lugares, e o evangelho do Senhor foi anunciado aos judeus e aos gregos. A mão do Deus estava sobre eles, e muitos, crendo, se converteram.

23. Barnabé, homem bom, cheio do Espírito Santo e fé, foi enviado à igreja de Antioquia, para avaliar o sucesso da pregação do evangelho e das oportunidades de crescimento. Ele aceitou o desafio e chamou Paulo em Tarso para ajudá-lo.

24. Durante o ano em que Barnabé e Paulo trabalharam juntos, grandes multidões, principalmente de gentios, puderam ouvir o evangelho. Os dois falavam com tanto entusiasmo sobre Jesus Cristo, que fez o termo “cristãos” ser usado pela primeira vez. Cristãos = seguidores de Cristo.

25. Atos 12 relata a morte de Tiago, irmão de João, a mando do rei Herodes. Ele planejou executar Pedro, mas Deus enviou um anjo para libertá-lo de maneira espetacular!

26. Em seguida, Lucas fala da morte de Herodes, ferido pelo anjo do Senhor e comido de vermes, expirou.

 

Senhor Jesus, queremos nos colocar em Tuas para sermos usados por Ti, assim como fez Pedro. Amém.

Feliz Sábado! Sejam felizes!

Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.

Link para a lição completa: http://mais.cpb.com.br/licao-adultos/