O Evangelho Eterno de Deus

Vejam os itens mais importantes:
1. O engano de Satanás no tempo do fim será tão bem sucedido que o mundo escolherá adorar a BESTA e receber a sua marca, mas… Ap 14:1-5 revela que Deus terá Seu remanescente, os que se posicionarão ao lado do SENHOR quando a maioria do mundo fizer o contrário.
2. No fim, as pessoas terão que escolher a QUEM adorar. Os que escolherem adorar a BESTA, receberão a marca na mão direita ou na testa = atos e mente.
3. Ao mesmo tempo, o mundo testemunhará uma grande proclamação do EVANGELHO de forma muito especial.
4. Uma promessa muito oportuna = antes dos juízos de Deus, Ele enviará Suas mensagens de advertência “a cada nação, e tribo, e língua, e povo”. Ap 14:6 O Senhor não deseja que NINGUÉM pereça, mas que TODOS sejam salvos. Por essa razão, Cristo morreu por TODA a humanidade.
5. Pouco antes do fim, Deus enviará Suas mensagens de advertência, representadas simbolicamente pela voz de três anjos = mensageiros que voam pelo céu.
6. Os três anjos representam o povo de Deus, a quem é confiada a mensagem do tempo do fim para ser compartilhada com o mundo.
7. A 1ª. mensagem angélica, primeira parte – Leiam Ap 14:7 “Temei a Deus e dai-Lhe Glória, porque vinda é a hora do Seu juízo” = proclamação do evangelho no contexto do juízo que virá sobre o mundo.
8. O evangelho = as boas-novas sobre Deus, que salva a humanidade com base na fé em Jesus e Sua obra por ela.
9. O evangelho é eterno = porque Deus nunca muda. Seu plano foi instituído antes que existíssemos.
10. A 1ª. mensagem angélica inclui tanto a salvação como juízo. Ela é uma boa notícia aos que dão glória a Deus e O adoram.
11. Cuidado! A besta exercerá autoridade sobre “cada nação, tribo, língua e povo”. As ações enganosas de Satanás, de âmbito mundial, serão confrontadas pela proclamação do evangelho no tempo do fim.
12. Vocês perceberam? duas mensagens antogônicas, cada uma com o objetivo de ganhar a lealdade das pessoas na Terra.
13. – O que significa “temer a Deus”? Temer a Deus não significa ter medo Dele, mas honrá-Lo e glorificá-Lo. O chamado para temer a Deus e dar-Lhe glória é proclamado no contexto do evangelho eterno. Significa também um relacionamento junto com Deus e a obediência a Ele.
14. Deus deseja que Seu povo O ame, obedeça-Lhe e reflita Seu caráter!
15. “Chegou a hora do Seu juízo” = é o juízo investigativo e ocorre antes da Volta de Jesus. O propósito desse juízo é definir ou decidir o destino de cada pessoa. Jesus virá para trazer a recompensa a cada um segundo as suas obras.
16. As questões centrais na crise final da história da Terra = adoração e a obediência a Deus, revelada na guarda de Seus mandamentos. Só haverá dois grupos: 1 = os que temem e adoram a DEUS; 2= os que temem e adoram a BESTA.
17. A segunda parte da 1a. mensagem angélica- Ap 14:7 “Adorai aquele que fez o Céu, e a Terra, e o mar e as fontes das águas” confirma o texto de Êx 20:2-11. O conceito central dos 4 primeiros mandamentos do Decálogo = adoração. O conflito final entre Cristo e Satanás girará em torno da adoração e dos 4 primeiros mandamentos.
18. Somos chamados para adorar “Aquele que fez o Céu, e a Terra, e o mar, e as fontes das águas”. O descanso e a adoração no 7º dia do Senhor, é um sinal especial do nosso relacionamento com Deus.
19. Leiam Ap 14:8, 18:2 … A 2ª. mensagem angélica: “Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber o vinho da ira da sua prostituição”. O que significa a Babilônia do tempo do fim = uma união de falsos sistemas religiosas que incluem o catolicismo romano e o protestantismo apóstata. Esses sistemas se colocarão a serviço de Satanás contra o povo de Deus.
20. A advertência: esses sistemas perversos se afastarão cada vez mais da VERDADE, pois rejeitam a luz do evangelho para o tempo do fim.
21. Ellen G. White declarou: “Quando a união da igreja com o mundo se tiver consumado em toda a cristandade, a queda de Babilônia se completará”. O Grande Conflito, 390.
22. Coisa séria – a Babilônia do tempo do fim é uma prostitua que faz com que as pessoas na Terra se embriaguem com o VINHO da sua imoralidade.
23. O VINHO = falsos ensinos e falso evangelho, como exemplo: a evolução ateísta, imortalidade da alma, tradições teológicas, ética estranha que abandona as definições bíblicas de sexo, casamento, família, a etc.
24. Surpreendentemente: em cumprimento da profecia bíblica, as diferenças da Igreja Católica Romana e muitas igrejas protestantes serão rapidamente APAGADAS!
25. Pessoas embriagadas não pensam claramente, logo, à medida que elas se tornam espiritualmente embriagadas com o vinho, isto é, com ensinos falsos e falso evangelho, são seduzidas a adorar a BESTA do mar e a receber sua MARCA, o sinal da autoridade da besta do mar imposto pela BESTA semelhante ao cordeiro.
26. Leiam Ap 14:9,10 e 11 – A 3ª. mensagem angélica: “Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão também receberá do VINHO da IRA de Deus, preparado SEM MISTURA no cálice da Sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para TODO o SEMPRE […]”
27. O vinho sem mistura = representa o derramamento da ira divina em seu pleno poder, sem misericórdia.
28. Fogo e enxofre = meio de fazer juízo; a fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, ou para todo o sempre = não haverá fogo eterno, mas consequências eternas. O fogo eterno se refere à aniquilação; o fogo durará o TEMPO SUFICIENTE para consumir completamente até que não haja mais nada para queimar.
29. Como em todos os períodos da história, haverá no tempo do fim, um povo fiel a Deus. Ap 14:12 “Aqui está a paciência dos Santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”.

Senhor, os fiéis de Deus, são chamados de “restantes” ou remanescentes. Queremos fazer parte desse grupo. Queremos fazer parte dos “santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Venha nos ajudar. Amém!

Feliz Sábado! Sejam felizes!
Estudar a Bíblia faz bem!
Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.