Neemias

Segue o Resumão da Lição da Escola Sabatina, vejam os itens mais importantes:
1. A semana passada vimos 2 retornos de cativos para a Judá como cumprimento das promessas de Deus à nação hebraica. O primeiro liderado por Zorobabel e o segundo liderado por Esdras. Deus estava preparando mais um grupo de exilados para voltar.
2. Os dois grupos tinham voltado para construir a cidade de Jerusalém e completar parte do projeto de terminar o templo. Infelizmente, o restante da construção foi sendo abandonada à medida que surgia a oposição das nações vizinhas.
3. Por incrível que pareça, os povos circunvizinhos não queriam que os israelitas construíssem a cidade e seus muros porque temiam que eles se tornassem uma nação poderosa como haviam sido antes.
4. Deus estava preparando um outro homem para realizar Sua vontade e cumprir Seus propósitos. Quem era? NEEMIAS.
5. O livro de Neemias começa com más notícias, semelhante ao livro de Daniel. Muitos estavam retornando à sua terra de origem, mas as coisas não estavam indo bem!
6. Em meio às dificuldades reais, Neemias ficou angustiado, porque o povo e a cidade estavam em ruínas.
7. Neemias tinha ouvido de Hanani, um de seus irmãos (ou contemporâneo israelita) e de outras pessoas um relatório nada animador – 445 a.C., cerca de 13 anos após o retorno de Esdras a Jerusalém: 1- o povo não havia conseguido construir Jerusalém, e o inimigo havia destruído os muros da cidade, deixando-a indefesa e desolada; 2- os samaritanos haviam destruído os muros da cidade; 3- O rei Artaxerxes acabou com a esperança dos que tinham retornado, interrompendo o progresso da construção, porque haviam muitas reclamações dos povos dalém do rio; Ed 4
8. Continuação… 4- apesar de ter sido construído o templo, não estava funcionando, porque as pessoas responsáveis por esse trabalho não conseguiam morar em Jerusalém; 5- havia grande miséria e desprezo Ne1:3; 6- o muro de Jerusalém estava fendido ou rachado e suas portas queimadas a fogo.
9. Depois de ouvir tantas notícias ruins, qual foi a atitude de Neemias? Ficou triste, chorou, lamentou, jejuou e orou perante o Senhor.
10. A oração de Neemias é especial, porque tinha: 1. exaltação e reconhecimento do nome e da misericórdia do Senhor; 2- súplica para que Deus ouvisse a sua oração; 3- Confissão dos pecados – Neemias se incluiu como culpado também, porque reconhecia sua condição de pecador, embora buscasse o Senhor; 4- solicitação de que o Senhor Se lembrasse das Suas promessas; 5- reafirmação de que Deus havia resgatado Seu povo; 6- nova súplica para que Deus ouvisse sua oração; 7- pedido especial de ajuda – prosperidade e misericórdia.
11. A oração de Neemias é uma bela composição. Destacamos a maneira bem interessante como Neemias articulava as promessas de Deus. Ne 1:8 e 9 “Prometeste que nos dispersarias quando fôssemos infiéis, mas que também nos trarias de volta e restaurarias todas as coisas quando nos convertêssemos e guardássemos os Teus mandamentos “.
12. Neemias era copeiro do rei. O que significava? era homem de poderosa influência e tinha acesso constante ao rei. O copeiro provava as bebidas destinadas ao rei a fim de prevenir doenças ou morte do monarca. Era considerado em grande honra. Logo, Neemias pediu a Deus que o usasse para falar ao soberano sobre a situação de Judá.
13. Depois de muitas orações e jejum de Neemias durante 4 meses, Deus ouviu os seus pedidos: ele manifestou-se perante o rei e pediu que o deixasse voltar a Judá.
14. Atenção! O Senhor preparou o rei para ouvir Neemias. O rei respondeu-lhe favoravelmente. Deixou Neemias voltar…
15. O rei foi bondoso e cooperou com Neemias: 1- enviou cartas a Sambalate e Tobias, oficiais superiores da região, a fim de preparar o caminho para a obra ser realizada por Neemias; 2- ordenou a Azafe, o guardião da floresta do rei, que fornecesse ao servo, TODA a madeira para reconstruir a cidade, os muros e os portões do templo.
16. Problema… problema… Sambalate e Tobias NÃO GOSTARAM de ouvir que o rei havia sido favorável a Neemias. Isso significava que Neemias sofreria algum tipo de oposição desses dois governantes.
17. Segundo E.G.White, “a chegada de Neemias a Jerusalém com uma escolta militar e dando evidências que estava chegando para alguma missão importante, despertou CIÚME das tribos pagãs que viviam perto da cidade, e como consequência, havia descrédito e insulto. Os mais ativos oficiais observavam com olhos críticos os movimentos de Neemias e procuravam, por todos os meios subverter seus planos e dificultar seu trabalho”.
18. Neemias se preparou para a tarefa com muita cautela e oração. Embora sabendo que Deus estava com ele, esse conhecimento não o impediu de analisar e planejar com cuidado o que deveria fazer.
19. Neemias narra em seu livro, Ne 2:11-15 que realizou uma espécie de inspeção; à noite com poucos homens com ele, possivelmente montado numa mula ou jumenta: “1- contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas haviam sido consumidas pelo fogo; 2- subi pelo ribeiro e contemplei ainda os muros e voltei para casa”.
20. Lições que podemos aprender sobre a liderança praticada por Neemias: 1- Não contar para ninguém os planos antes de descobrir o que realmente precisa ser feito. Neemias NÃO contou para ninguém os planos que Deus pusera em seu coração em relação ao seu trabalho em Jerusalém; 2- Antes de apresentar qualquer coisa, planejar toda a obra necessária; 3- Apresentar a tarefa com entusiasmo. Neemias falou da tarefa e descreveu o que Deus havia feito até aquele momento; 4- Encorajar e pedir o comprometimento das pessoas que vão participar do trabalho. Neemias fez isso muito bem!.
21. O que aconteceu? As pessoas agiram de forma favorável, foi um verdadeiro milagre, apesar da resistência que viria. Segredo de Neemias? Muita oração e jejum. Deus preparou o povo judeu e o rei para que respondessem positivamente.
22. Neemias falou aos seus companheiros como Deus estivera com Ele e também revelou as palavras que o rei havia falado. A reação foi imediata: “Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra. E esforçaram as suas mãos para o bem”. Ne 2:18
23. Não podemos esconder que Sambalate, Tobias e Gesém (líderes governadores) zombaram e desprezaram de Neemias e de seus colaboradores. Bravamente, Neemias respondeu: “O Deus dos Céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos”. Ne 2:20
24. APLICAÇÃO para a nossa vida: 1- Deus sente prazer em nos socorrer quando Lhe pedimos ajuda; 2- Deus deseja que acreditemos em Suas promessas, elas nos fazem bem e nos enchem de esperança;
25. APLICAÇÃO para a nossa vida: 3- precisamos perseverar na oração, orar sem cessar; 4- Devemos aprender a orar com Neemias; 5- o tempo do relógio divino é sempre perfeito; 6- enquanto oramos, Deus pode preparar um desfecho feliz para atender nossos pedidos, de acordo com a Sua vontade; 7- jamais podemos desanimar; 8- devemos sempre glorificar a Deus, mesmo quando as pessoas zombarem de nós; 9- Não devemos ter medo de manifestar nossa fé entre as pessoas que não conhecem a Deus.
Se desejarem, pensem e elaborem outros itens…
Senhor, venha nos ajudar…queremos ter o caráter, a coragem, a fé e a disposição pra trabalhar de Neemias. Desejamos ser mulheres e homens de oração como Neemias. Amém.
Feliz Sábado! Sejam felizes! Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!
Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.