Mundo de Aflições

Ninguém gosta de passar por situações aflitivas.

Provavelmente, você, como eu, também, já enfrentou algum momento de aflição, não é mesmo?

Pode ser uma enfermidade, a perda do emprego, uma dívida, uma catástrofe, um relacionamento que se acaba, uma notícia desagradável envolvendo alguma pessoa querida, um acidente, a morte de um familiar, etc.

Não podemos nos esquecer que vivemos sob a égide do conflito. É um conflito que nos envolve a todos, pois trata-se de um conflito que abarca o macro e o microcosmo.

Pelo fato de vivermos no conflito, muitas ocorrências causam aflições.

Sabedor dessas e de outras ocorrências, o Senhor Jesus, nosso Amado Salvador, quando aqui andou, nos advertiu e, ao mesmo tempo, inspirou-nos dizendo: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”, João 16:33.

Perceba que as palavras são enfáticas nos dois sentidos. A primeira declaração, apenas, nos informa, categoricamente, afirmando que este é o mundo das aflições. Graças a Deus, o verso não termina com essa declaração apenas. Jesus continuou trazendo uma mensagem de conforto e esperança para os sofredores.

Ele disse: tende bom ânimo. O tende bom ânimo soa como que alguém nos ensinando o caminho. A conclusão que Jesus deixou é no mínimo maravilhosa: “Eu venci o mundo.”

Perceba que João 16:33, tem três pilares.

Primeiro: as aflições fazem parte desta vida.

Segundo: mesmo assim devemos ter bom ânimo.

Terceiro: Jesus já venceu o mundo por nós.

Se você está em aflição, ou se já esteve em aflição ou mesmo que em algum momento da caminhada a aflição chegue, lembre-se, sempre, das palavras de Jesus.

Tenha ânimo porque as aflições, como todas as outras coisas, são passageiras.

E por último deleite-se na promessa de Jesus que já venceu o mundo.

Paulo nos ajuda dizendo: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou”, Romanos 8:37.

Pastor Sênior da IASD do UNASP, Campus São Paulo

pastorstina@gmail.com