Mordomos após o Éden

Vejam os itens mais importantes:
1. O primeiro trabalho de Adão e Eva envolvia mordomia. Deus tinha lhes dado o jardim e todas as criaturas para que eles cuidassem, desfrutassem e dominassem sobre eles, embora não fossem donos de nada. Mesmo assim, Adão e Eva, eram mordomos do que o Senhor lhes tinha confiado.
2. Nosso estudo visa compreender a definição e alguns aspectos mais relevantes sobre “mordomia e mordomo” depois da  queda dos nossos primeiros pais.
3. O que é mordomia no contexto bíblico?  “É o manejo responsável dos recursos do reino de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo”. Conciso Dicionário de Teologia Cristã.
4. No Antigo Testamento, podemos encontrar algumas referências da palavra mordomo: a- mordomo que cuidava da casa de José; b- Arsa, mordomo em Tirza durante o reinado de Asa, rei de Israel; c- Sebna, nomeado mordomo e tesoureiro durante o reinado de Ezequias.
5. Características de um mordomo no Antigo Testamento: a- era escolhido por causa de suas habilidades;  b-recebia o respeito e a confiança de seu patrão por realizar o trabalho;  c-  sabia que aquilo que tinha sido confiado a ele, pertencia ao proprietário;  d- quando o mordomo toma para si o que lhe tinha sido confiado, a relação de confiança entre ele e o proprietário era rompida e ele era dispensado.
6. Segundo E.G.White, “O mordomo se identifica com o patrão. Aceita as responsabilidades de um mordomo e age em lugar do dono da casa, fazendo o que ele faria se estivesse presidindo. Os interesses do senhor se tornam os seus. A posição de mordomo é de dignidade, porque o patrão confia nele”. Ela declara ainda que o mordomo não pode atuar egoisticamente para não trair seu senhor. Testemunhos para a Igreja, v.9, p.246
7. Mordomos no Novo Testamento – as duas palavras básicas para mordomo = eptropos (3 vezes) e oikonomos (10 vezes); descrevem funções que incorporam responsabilidades administrativas, confiadas ao mordomo pelo proprietário. O foco se concentra em declarar a propriedade de Deus, expande o conceito para além da administração doméstica.
8. Na parábola do mordomo desonesto, Lc 16-1:15, Jesus ampliou a definição de mordomo. Sua lição é sobre algo mais que um mordomo que escapa do desastre financeiro. Ela é aplicável àqueles que fogem do desastre espiritual mediante uma sábia manifestação de fé.
9. Um mordomo sábio se prepara para a breve Volta de Jesus, além do “aqui e agora”. Mt 25:21
10. Conselhos de homens do Novo testamento: 1- Paulo para os homens – ministros e dispenseiros dos mistérios de Deus: sejam honestos… o Senhor requer que cada um se ache fiel; 2- Tito aconselha que o mordomo seja irrepreensível, não soberbo, não iracundo, não dado ao vinho, nem cobiçoso de torpe ganância; 3- I Pedro, aconselha: administrai aos outros, o dom que recebeu, como bons dispenseiros.
11. Quando aceitamos a Cristo, somos SEUS mordomos, chamados a administrar os recursos de Deus. Devemos administrar as realidades espirituais da vida cristã em preparação para o Céu.
12. A palavra mistério = algo enigmático, obscuro, desconhecido, inexplicável ou incompreensível. Embora os mistérios de Deus tenham sido registrados na Bíblia, compreendê-los plenamente, ainda está acima do nosso alcance. Não podemos enxergar tão longe, a menos que Deus nos revele esses mistérios.
13. Paulo escreveu aos Colossenses 2:2,3 e para ITimóteo 3:16 dizendo que em Deus Pai e em Cristo, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência; grande é o mistério da piedade: Deus Se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregando aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
14. Moisés declarou em Dt 29:29 “as coisas encobertas pertencem ao Senhor, mas as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre […]. Logo, a nossa maior mordomia é viver como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.
15. Como mordomos, Deus deseja que cuidemos da verdade que Ele revelou, e que preservemos, ensinemos e protejamos. Nossa maneira de fazer isso é a verdadeira mordomia, e significa que estamos conservando o mistério da fé com consciência limpa.
16. O maior de todos os mistérios é que podemos experimentar a Cristo, a esperança da glória.
17. Alguns mistérios que ainda não compreendemos plenamente: O plano da salvação: Cristo, o Criador de todas as coisas desceu a esta Terra e foi manifestado na carne, apenas para oferecer a Si mesmo para morrer e perdoar e salvar pecadores.
18. Os anjos estudam o mistério divino e tentam entender esse mistério por que Jesus veio à Terra… no entanto, louvam ao Senhor por Sua glória e bondade.
19. Podemos pensar mordomia em coisas tangíveis, pois é a forma mais natural de raciocínio, mas devemos pensar mordomia incluindo dons intangíveis que vêm de Deus. São bens espirituais que Deus nos concede, para que possamos em Cristo, desenvolver um caráter cristão verdadeiro.
20. Devemos administrar os dons intangíveis com muito cuidado, pois eles são infinitamente mais valiosos.
21. Paulo escreveu aos Efésios 6:13-17 e podemos aprender como ser mordomos da verdade espiritual: a- ter armadura de Deus para resistir no dia mau; b- cingir os lombos com a verdade;  c- vestir a couraça da justiça;  d-calçar os pés na pregação do evangelho da paz;  e- possuir o escudo da fé, para apagar os dardos inflamados do maligno;  f- possuir capacete da salvação;  g- ter a espada do Espírito que é a Palavra de Deus;  h- orar o tempo todo;  i-vigiar e perseverar.
22. Nossa responsabilidade como mordomos: pela graça de Deus, temos a responsabilidade pessoal de tomar as decisões corretas em tudo que fazemos, inclusive sendo mordomos fiéis de todos os bens divinos confiados a nós.
23. Paulo afirma em II Cor 5:10 que devemos ser mordomos sábios para recebermos no tribunal de Cristo todo o bem que praticarmos.
Senhor Jesus, ajuda-nos, porque  como cristãos queremos viver em paz com nossos irmãos próximos a nós e com nossos irmãos da igreja. Ajuda-nos a praticar o mesmo espírito que Jesus tinha nos Seus relacionamentos. Amém!

Senhor Jesus, desejamos ser mordomos sábios e fiéis. Venha nos ajudar. Amém.

Feliz Sábado! Sejam felizes! Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!
Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.

Link para a lição completa: http://mais.cpb.com.br/licao-adultos/