Mensagem Pastoral – Sucessores de Sucesso

Jesus ensinou que “o discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor”. Mateus 10:24. E Lucas verteu assim as palavras de Jesus: “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre”. Lucas 6:40.

Por que alguns têm sucesso e outros não? Dar continuidade a um trabalho nem sempre é fácil. Vou mostrar para você dois exemplos bíblicos bem sucedidos. Moisés e Josué e Elias e Eliseu. Ambos os casos mostram que os sucessores tiveram sucesso, muito sucesso. No caso de Josué, substituir o maior profeta de Israel, conforme Deuteronômio 34:10, certamente não foi uma tarefa fácil; mas o Senhor prometeu que estaria com ele. Deus disse a Josué textualmente: “Como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei, nem te desampararei”. Josué 1:5.

A história bíblica mostra Josué conquistando a terra de Canaã, porque Josué acreditou na promessa de Deus.
No segundo exemplo, de Elias e Eliseu, podemos perceber que Eliseu pediu ao mestre a coisa certa. Quando Elias viu que Eliseu não o abandonava mesmo, disse: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que eu seja tomado de ti. Respondeu Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito”. 2 Reis 2:9.

É interessante que quando contamos os grandes feitos e milagres de Elias e Eliseu, descobrimos que Eliseu realizou exatamente o dobro dos milagres e grandes feitos de Elias. Note que tanto Josué como Eliseu, substituíram grandes líderes de Deus que foram levados para o céu. Elias, sem ver a morte, representando todos aqueles que irão para a eternidade sem ver a morte, e Moisés passou pela morte, mas também foi levado para a eternidade e representa aqueles que irão para o céu, tendo passado pela morte.Quero terminar dizendo que o nosso Deus é quem dá o sucesso. O sucesso depende muito mais de nossa ligação com Deus do que com o nosso preparo.

Se você foi chamado para começar ou terminar um trabalho para Deus, não importa. O que importa é confiar plenamente na promessa do Senhor.

Eu creio na promessa: “O Deus dos céus é quem nos fará prosperar”. Neemias 2:20.