Sede Santos!

Parece-me que a cada dia que passa fica mais difícil de entender e viver esta recomendação divina.

Falando através de Pedro o Senhor disse: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. 1 Pedro 1:15-16.

Em nossos dias, os princípios da moral, dos bons costumes e até mesmo o bom senso, parece-nos que tudo está corrompido e não se vê nenhuma solução. Para pior as coisas, a cada hora novas notícias apavoram a sociedade.

Mas é exatamente dentro desse contexto que Deus nos convida a não nos conformarmos com mundo e ao mesmo tempo passar por uma renovação da nossa mente.

Só assim, poderemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus conforme Romanos 12:1-2.

Aliás, a recomendação à santidade vem desde o Antigo Testamento. “Portanto santificai-vos e sede santos, porque eu sou o Senhor vosso Deus”. Levítico 20:7.

Ser santo tem o sentido de ser separado para Deus. Não quer dizer perfeccionismo. O perfeccionista se torna crítico.

Mesmo porque quem nos santifica é Deus. Veja o que a Palavra diz em 1 Tessalonicenses 5:23, “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

A santificação é obra de Deus, o Deus que iniciou o processo de salvação, e irá  completá-lo até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6.

Para que alcancemos a bênção da santificação em nossa vida devemos permitir que o Espírito de Deus nos transforme.

Só pelo meu Espírito disse o Senhor a Zorobabel, Zacarias 4:6.

Quando por amor a Jesus, nos submetemos à direção de Deus, em submissão ao Seu Espírito, somos transformados à Sua imagem. As graças do caráter de Cristo passam a fazer parte do nosso próprio caráter e assim somos transformados de glória em glória.

Ser santo  é,  nada mais nada menos do que ser separado para Deus e viver em harmonia com o coração de Deus.

Neumoel Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP, Campus São Paulo
pastorstina@gmail.com.br
@pastorstina
stina.com.br