Passando de Fase

Quando alguém diz: “passei de fase”, pode significar uma porção de coisas diferentes. Entrou na adolescência, juventude, etc.

Também pode significar que passou na primeira fase de um concurso, ou num desses jogos eletrônicos e muitas coisas mais.

A vida espiritual também pode ser feita de fases. Quando uma pessoa conhece Jesus, a fé é mais forte que as evidências. A Bíblia chama isso de primeiro amor. Com o passar do tempo, o cristão vai amadurecendo e melhorando em alguns aspectos, por outro lado pode perder também algumas alegrias, por exemplo, a fé infantil.

Porém, se formos fiéis e leais a Jesus, nosso Salvador e Senhor, vamos nos desenvolver sempre; produziremos frutos conforme João 15. Seremos revestidos com toda a armadura de Deus conforme Efésios 6:13-18.

Mas existe algo que sobrepuja muitas das manifestações do cristianismo. Trata-se do crescimento na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Eu gosto de dizer que existem três níveis de conhecimento no que tange a Palavra e mesmo Deus. No primeiro nível, estão aqueles que conhecem muito pouco da Palavra ou quase nada. No segundo nível, estão os que conhecem bem a Bíblia, de tal maneira que são capazes de dar qualquer tipo de estudo bíblico. Há entretanto, um nível que é superior aos demais. São aqueles que conhecem bem a Palavra e conhecem também o Deus da Palavra. O relacionamento é tão estreito e profundo que faz com que a pessoa conheça a mente de Deus, a maneira de pensar de agir de Deus.

Eu desejo perguntar a você: em que fase você está? Qual é o seu nível?

Aproveito para dizer que existem temas na Bíblia que são muito difíceis de serem compreendidos. Tais assuntos só podem ser entendidos por aqueles que estão tão próximos de Deus que conseguem ouvir o pulsar do coração do Senhor. É como se o coração desses filhos de Deus batessem em harmonia com o próprio coração de Deus.

Para passar de fase é mais simples do que parece. O livro de Atos fala da nobreza de um povo dizendo: “Os bereanos eram mais nobres que os de Tessalônica porque examinavam as Escrituras para ver se as coisas eram mesmo assim”. Atos 17:11.

Estudar a Bíblia é fundamental para a vida cristã, mas não basta apenas vasculhar a Palavra. Ela deve estar plantada no coração, por isso o salmista disse: “Escondi a Tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Salmo 119:11.

É necessário ainda entregar a vida ao Senhor, pois Deus continua implorando: “Dá-me filho meu o teu coração”. Provérbios 23:26.

Quem estuda a Palavra e entrega a vida ao Senhor, passa de fase. Estas são as palavras de Jesus: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida”. João 5:24.

Hoje Deus nos convida a mudar de fase, louvado seja o Senhor!

Neumoel Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP Campus São Paulo
pastorstina@gmail.com
www.stina.com.br
@pastorstina