O Supremo Pastor

Dentre as profissões mais antigas do mundo está o trabalho de ser pastor. Abel foi o primeiro pastor de ovelhas (Gênesis 4:2). Durante os tempos da escrituração do texto bíblico, mais ou menos entre 1.500 a.C. e 100 d.C., o pastor de ovelhas é lembrado muitas vezes.
O próprio Jesus se apresentou como pastor, dizendo: “Eu Sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim”. João 10:11 e 14.

Um dos textos mais conhecidos da Bíblia é a parábola da ovelha perdida, em que o pastor deixa 99 ovelhas no aprisco e vai em busca de uma que se perdeu até encontrá-la (Lucas 15:3-7).

É claro que em nossos dias, ser pastor não é algo muito comum mais. E se falarmos do ponto de vista de pastor como atividade religiosa, a situação tornou-se um pouco mais complicada em razão de falsos pastores que apenas querem se aproveitar do rebanho.

Entretanto, eu desejo conduzir nosso pensamento na direção do Senhor Jesus, nosso Supremo Pastor. Podemos falar de pastor de ovelhas, de pastor da igreja, mas existe um que é acima de todos, e esse é o Jesus, nosso Salvador e Senhor. Ele não é apenas o Pastor, Ele é também representado como ovelha ao o profeta mencionar Seus sofrimentos conforme Isaías 53.

Veja o pensamento de Pedro: “Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa de glória”. 1 Pedro 5:4.
O supremo é aquele que é sobre todos. O Supremo Pastor venceu, por isso pode abrir o livro selado com os sete selos. “Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação” (Apocalipse 5:9). Além disso, a Palavra afirma que: “em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos”(Atos 4:12).

Amados meus, muito em breve, Jesus, o Supremo Pastor, nosso Salvador e Senhor, se manifestará nas nuvens dos céus e então receberemos de Suas mãos a imarcescível coroa de glória.
Louvado seja o nosso Deus!

Neumoel Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP Campus São Paulo
pastorstina@gmail.com
www.stina.com.br