O Deus que a Todos Vê

Há muitos pontos de vista a respeito de Deus.  Há, também,   muitas crenças e até mesmo muitos mitos.

A visão que temos de Deus influencia nossa crença a respeito da maneira como Deus é e, também, como Ele nos observa, mesmo porque temos a tendência de pensar que Deus vê as coisas e as pessoas como nós as vemos.
O que eu posso dizer é que de acordo com a Bíblia sagrada que é a Palavra de Deus para nós, Deus olha o coração e não a aparência. Nós vemos o exterior, mas Deus vê o interior. Deus nos olha por dentro e não por fora.

Foi isso que Deus disse a Samuel quando o profeta procurava ungir um rei para Israel. “Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. 1 Samuel 16:7.

Um outro aspecto, igualmente, importante é a razão por que Deus nos vê. Outra vez, nossa visão a respeito de Deus influencia nossa concepção do porquê Deus nos observa.

O Salmo 33 tem as explicações que devemos saber.

Os versos 13 e 14 dizem: “O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da Sua habitação contempla todos os moradores da terra”.

Está muito claro que Deus vê tudo e todos. Entretanto lendo apenas esses versos não temos a explicação da razão pela qual Deus observa a todos. Agora, quando lemos os versos 18 e 19 descobrimos a bênção que é ter Deus nos observando. “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que O temem, sobre os que esperam na Sua misericórdia; para lhes livrar a alma da morte, e para os conservar vivos no dia da fome”.

Pode ser até que você tenha uma visão errada sobre a razão pela qual Deus nos observa, mas a verdade é que Deus nos observa para nos abençoar. Algumas pessoas pensam que Deus está olhando para nós apenas para nos castigar, mas isso não é verdade. Deus olha para nós como um pai olha para seu filho que está aprendendo a andar. O pai está perto do filho para ampará-lo caso tropece, assim Deus, nosso Pai eterno, está sempre perto de nós para nos amparar em nossas fraquezas uma vez que para Deus somos apenas pequenas crianças aprendendo a andar.

Desafio você a se aproximar de Deus hoje como sendo Ele um pai que está sempre por perto para socorrer.

 

Neumoel Stina

Pastor Sênior da IASD do UNASP, Campus São Paulo

pastorstina@gmail.com.br

@pastorstina

stina.com.br