Não Mais Condenação

Condenação é uma palavra muito forte, especialmente, para aquele que é condenado. Ato ou efeito de condenar, reprovação, censura. Dependendo da situação, condenação significa perder tudo. Assim, também, o é  no caso espiritual, porque quem for condenado perderá a vida eterna. O próprio Jesus perguntou: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” Marcos 8:36.

Felizmente a salvação é baseada nos méritos de Cristo e não nos nossos. A Bíblia ensina que “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23), e que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

Em contrapartida a Palavra nos diz que Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em Seu Filho. “Quem tem o Filho tem a vida” (I João 5:11-12).

Quando, pela misericórdia de Deus, nos apropriamos das graças da salvação em Jesus, passamos da morte para vida, da condenação para a salvação. O apóstolo Paulo conhecia muito bem essa realidade, por isso escreveu: “Agora pois, já, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”(Romanos 8:1).

Para quem tem a vida escondida com Cristo em Deus, a condenação não tem lugar. Parece até que as palavras do Salmista soam em nossos ouvidos dizendo: “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”( Salmo 46:1).

A condenação não é porque somos maus, mas porque não aceitamos os oferecimentos da graça em Jesus. Por outro lado, quando aceitamos o plano de Deus, o Senhor Jesus, com Sua vida perfeita, credita a nós os Seus méritos.

Assim, não somos condenados, mas passamos da morte para vida. Quando Jesus falava com Nicodemos, Ele disse isso nas seguintes palavras: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem nEle crê não é condenado” (João 3:16-18).

Louvado seja o Senhor, pois estando em Jesus, jamais, seremos condenados. Glória a Deus por isso!

 

 

 Neumoel Stina

Pastor Sênior da IASD do UNASP Campus São Paulo

pastorstina@gmail.com

www.stina.com.br

@pastorstina