Exercícios Espirituais

Nos últimos anos, o número de academias cresceu assustadoramente. Pessoas e mais pessoas, jovens, adultos e mesmo os da terceira idade, lotam esses espaços destinados ao exercício físico.
Ao mesmo tempo em que crescem as academias, cresce também o número de pessoas com sobrepeso. Mas, o sobrepeso não é por causa das academias, e sim, em razão do desequilíbrio na alimentação, isto é: a ingestão de calorias e a queima das mesmas pelo organismo.
Será que do ponto de vista religioso não estamos também formando verdadeiros obesos espirituais?
Muitas de nossas igrejas são muito aconchegantes e confortáveis, com ar condicionado, bancos estofados, iluminação perfeita, lindas músicas, ótimos sermões, etc.
Sem ser deselegante, mas por vezes tenho o sentimento de que muitos crentes tenham se tornado papa-sermões apenas.
Eu concordo que nossas igrejas devem oferecer o melhor, todavia não podemos nos esquecer da missão que nos foi confiada.
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. 1 Pedro 2:9.
É maravilhoso saber que somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, entretanto o verso não termina aí. Todos esses privilégios nos conduzem a uma só razão de ser e existir. Proclamar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.
Somos obesos espirituais porque só comemos e não nos exercitamos no testemunho. Há pessoas que há mais de cinco ou dez anos não falam de Jesus para alguém.
Todos os crentes deveriam ter um programa de exercícios espirituais. Não existe maior exercício espiritual do que testemunhar. Se não testemunharmos ficaremos enferrujados.
Todas as graças que Deus nos dá devem ser compartilhadas.
Há duas coisas que quanto mais se repartem mais aumentam:  amor e o Evangelho de Cristo.
Deus nos conceda a graça de proclamarmos as virtudes do amor e da salvação!

Neumoel Stina

Pastor Sênior da IASD do UNASP, Campus São Paulo