Deus Cumpre as Promessas

Louvo ao Senhor porque servimos a um Deus que cumpre as promessas que faz.

Certamente, não fosse o pecado não haveria necessidade de promessas. Os homens maus tiram proveito das promessas quando prometem e não cumprem, mas Deus as usa para nos beneficiar, nos abençoar.

A primeira promessa de Deus apareceu logo após o pecado invadir o planeta (Gênesis 3:15). Deus prometeu salvação e cumpriu, pois na plenitude do tempo Deus enviou o Seu Filho (Gálatas 4:4).

Se a primeira promessa apareceu logo no início, a última alcança os dias finais da história de pecado na Terra. “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora.” Apocalipse 22:20.

Entre os primeiros três capítulos do Gênesis e os últimos três capítulos do Apocalipse, Deus apresenta as Suas mais significativas promessas.

Vou citar algumas, apenas, para nossa meditação.
1) Para Josué, que acabara de assumir o posto deixado por Moisés, Deus prometeu: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.” Josué 1:5.

2) Por meio de Isaías, Deus falou: “Não temas, porque Eu Sou contigo; não te assombres, porque Eu Sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.” Isaías 41:10

3) Através de Jeremias, Deus prometeu escrever em nosso coração: “Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. Jeremias 31:33.
Deus promete estar conosco e não nos desamparar. Ele promete, também, nos sustentar e nos fortalecer. Deus, ainda, promete gravar em nosso coração algo para que todo o Universo veja: pertencemos a Deus.

É muito gostoso quando descobrimos uma promessa que combina com nossa necessidade. Porém, mais do que descobrir as promessas de Deus, a sabedoria está em vivenciar a confiança no Deus que prometeu.

Eu desafio você a descobrir alguma nova promessa e, então, vivenciar pela fé a certeza do seu cumprimento.
Concluo com uma promessa específica do Senhor Jesus para você e para mim, que diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.

Vivemos no mundo do pecado e isso causa muito desconforto. É muito difícil encontrar alguém que não enfrentou ou não está enfrentando algum tipo de sofrimento. Esse é o mundo do sofrimento. Assim, a promessa de Jesus é muito atual, porque promete aliviar nossas cargas e sofrimentos.

Louvado seja o Senhor e que Deus dê a cada um de nós um sábado muito feliz.

Neumoel Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP Campus São Paulo
pastorstina@gmail.com
www.stina.com.br
@pastorstina