Buscar e Salvar

A Bíblia é o livro de Deus. Cremos plenamente em suas palavras, porém algumas declarações bíblicas são mais fortes que outras, assim como algumas falam mais profundamente ao nosso coração do que outras. Embora toda a Escritura seja inspirada, (2 Timóteo 3:16-17), alguns trechos nos tocam mais fortemente.

É possível saber que certas declarações formidáveis foram feitas para um auditório de uma única pessoa. Para a mulher samaritana, junto ao poço de Sicar, Jesus declarou: “Os verdadeiros adoradores devem adorar ao Pai em espírito e em verdade”. João 4:21-24. Para Nicodemos Jesus declarou: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16. Existem outras passagens assim.

Eu desejo destacar, aqui, uma declaração que Jesus fez para Zaqueu, o chefe dos publicanos. Está em Lucas 19:10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

Zaqueu era um homem pecador e assim era visto, também, por seus irmãos. Quando soube que Jesus passaria por Jericó, não perdeu tempo; subiu numa árvore, aguardando a passagem do Salvador. Quando Jesus chegou exatamente debaixo da árvore, parou e olhou para cima. Mais que isso, chamou-o, dizendo que iria comer com ele em sua casa. Zaqueu desceu com alegria. No caminho, Jesus falou da salvação e então pronunciou a frase que mostra com todas as letras a Sua missão – “buscar e salvar o perdido”.

É impossível olhar para o ministério de Jesus e não descobrir que Sua missão foi buscar e salvar. Foi mesmo um grande sacrifício, em todos os momentos, não só na cruz. Mas, finalmente, Jesus concluiu Seu trabalho de buscar e salvar e quando isso aconteceu, o Senhor deu um grito dizendo: “está consumado”. Ele usou a expressão “tetelestai”, que quer dizer que a dívida estava paga e que não sobrara nem mesmo uma prestação, estava tudo pago. Jesus cumpriu Sua missão com propriedade e integridade. Por essa razão nós somos livres. Podemos servir ao Senhor Jesus por amor. Louvado seja o nosso Deus!

Neumoel Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP Campus São Paulo
pastorstina@gmail.com
www.stina.com.br
@pastorstina