Amor O Maior de Todos os Dons

Deus estabeleceu Sua igreja com o propósito de ser um instrumento de salvação, por isso o Senhor distribuiu diversos dons entre os crentes para  o desempenho do Seu serviço.
A Bíblia afirma que o Senhor Jesus quando “subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens” Efésios 4:8.
Nos versos 11 a 13 desse mesmo capítulo lemos: “E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade de fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.
Em 1 Coríntios 12:28, há uma outra lista: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar; socorros, governos, variedades de línguas”.
É evidente que além desses mencionados há outros dons mais e segundo Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo, o maior de todos é o amor.
Assim, Paulo dedicou um trecho completo sobre o amor. É como se fosse um dos mais lindos poemas.
Ele começa 1 Coríntios 13 dizendo que ainda que soubesse ou fizesse tudo, até mesmo permitir que seu corpo fosse queimado, se não tivesse amor, nada seria.
No final ele lista três coisas muito importantes: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, esses três; porém o maior desses é o amor”. 1 Coríntios 13:13.
Perceba que Paulo mencionou a fé a esperança, juntamente com o amor. Sem fé diz a Bíblia, é impossível agradar a Deus.(Hebreus 11:6).
E Paulo concluiu: “O maior desses é o amor”.
Paulo tinha razão ao escrever isso, pois o próprio Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros”. João 13:35.
Viva plenamente o amor, pois ele é o maior de todos os dons.

Neumoel Stina
Pastor Sênior da IASD do UNASP, Campus São Paulo