Gratidão: A Mais Linda Das Virtudes

O Secretário-Geral das Igrejas de Cristo nos EUA, na década de 1940, Samuel MCCrea Cavert, que mantinha correspondências com o então presidente americano Harry S. Truman, escreveu certa vez que “o pior momento para o ateu é aquele em que sente vontade de agradecer não encontra a quem.”

Quais razões você tem hoje para agradecer?

Leandro foi o filho mais novo do filósofo grego Sócrates. Certo dia, Leandro irritou-se com sua mãe e a ofendeu, desrespeitando-a. Sócrates contemplou a cena e procurou corrigir o filho de forma dócil e racional, ressaltando o suor e dedicação de sua mãe.

Esse grande pensador tinha um método de inquirição que levava a pessoa a descobrir a verdade por si mesma, primeiro fazendo perguntas sem cessar e então levando-a a verificar os próprios erros e contradições.

Aplicando esse método, Sócrates perguntou ao filho: “Você sabe o que é ingratidão?” Leandro ficou em silêncio. Outras perguntas surgiram nessa direção e Leandro não pôde responder. Então o sábio pai definiu a ingratidão. “A ingratidão, filho, consiste em receber uma graça ou benefício e esquecer ou postergar a justa retribuição, quando temos oportunidade. Então, meu filho, ingratidão é uma espécie de injustiça.” Leandro aceitou a correção do pai e logo tratou de fazer justiça, pedindo perdão à mãe, e agradeceu a ela pelo amor de dedicação.

Carregar o senso de gratidão e expressar essa virtude torna a vida mais plena e significativa.

Não deixe de olhar as pequenas coisas que cercam sua existência como dádivas de Deus e veja quantos motivos você tem para agradecer aos homens e a Cristo que vive para interceder por você.

Você já se ajoelhou hoje e tomou tempo para comungar com Jesus e Lhe oferecer louvores e tributos de gratidão?

Alguém hoje precisa ouvir um “muito obrigado” seu? Lembre sempre: “Quando beberes água, pensa na fonte. ” (Lin Yutang) A gratidão além de ser a mais linda virtude do coração humano é também a virtude das almas nobres. Seja uma pessoa grata

 

Pr. Gilson Grüdtner