Enganos do tempo do fim

Vejam os itens mais importantes:
1. Satanás sabe enganar muito bem. Seu primeiro engano aconteceu no Céu. Atuou para enganar os anjos. Difundiu o espírito de descontentamento entre eles. No Éden, Satanás se disfarçou de uma serpente e utilizou artifícios contra Eva.
2. Ao longo de toda a história e até hoje Satanás usou de muitos enganos. E com certeza, ele usará o engano mesmo após o milênio, na tentativa de alcançar seus objetivos. Ap 20:8 – “Sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, a fim de reuni-los para a peleja. O número desses é como a areia do mar”.
3. Infelizmente, Satanás é muito mais inteligente, poderoso e astuto do que nós e, por isso, precisamos nos apegar a Jesus e à Sua Palavra, a fim de nos protegermos de suas artimanhas.
4. O principal engano de Satanás = convencer as pessoas que ele não existe e que o conflito cósmico é uma ficção ou uma expressão de uma cultura pré-científica que tenta explicar o mal e o sofrimento no mundo.
5. Nós que estudamos a Bíblia, podemos dizer que Satanás é real. Muitos textos bíblicos revelam suas obras e estratagemas neste mundo, especialmente ao nos aproximarmos do fim dos tempos. Exemplos: Ap 12:9 “E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor do mundo …” ; Ap 20:2 “O anjo vindo do Céu segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos”; Ap 20:10 “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre…”
6. O poder enganador de Satanás é muito grande. O apóstolo Paulo escreveu em 2Co 11:13-15 que Satanás se transforma em anjo de luz; em 2Ts 2:9-10 fala da eficácia de Satanás, com todo o poder e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça…
7. Os dois grandes erros: imortalidade da alma e a santidade do domingo. A imortalidade da alma lança o fundamento do espiritismo, e o segundo erro cria um laço de simpatia com Roma. Satanás há de enredar o povo em suas armadilhas.
8. Segundo E.G.White, “os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; se estenderão por sobre o abismo para dar as mãos ao poder romano; e sob a influência dessa tríplice união, esse país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência”.
Satanás deseja que o dia de descanso seja obrigatório e oficial, o “santo domingo” e procurará com todos os seus enganos executar “suas leis”.
9. O que a Bíblia fala a respeito da imortalidade da alma ou sobre o estado dos mortos? a- Ec 9:5 e 6 “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos NÃO sabem coisa alguma […] porque a sua memória jaz no esquecimento”; b- Sl 115:17 “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio”; c- Sl 146:4 “Sai-lhe os espírito e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia perecem todos o seus desígnios”; d- Dn 12:2 “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros – para vergonha e horror eterno”.
10. Nas últimas décadas, muita atenção tem sido dada às histórias de pessoas que “morreram” – nesses relatos, o coração delas parou de bater e elas deixaram de respirar – e de maneira surpreendente reviveram e foram trazidas de volta à consciência. Esse fenômeno tem um nome – Experiência de Quase-Morte – EQM. Muitas pessoas falam de experiências incríveis de uma existência consciente depois de sua suposta morte. Algumas falam como flutuaram no ar e viram, de cima, seu corpo abaixo. Outras relatam que flutuaram fora dos seus corpos e conheceram um ser maravilhoso, cheio de luz e ternura… outros relataram que conversaram com parentes mortos.
11. Nós, cristãos… O que dizemos a respeito desses relatos acima? As EQM = manifestação de um dos dois grandes erros que citamos no item 7. Não acreditamos que na morte, a alma continua vivendo de uma maneira ou de outra… a Biblia não ensina assim… logo, afirmamos: a alma ou a pessoa é mortal!
12. Um péssimo engano de Satanás – a evolução. A Bíblia ensina que Deus criou os ceús e a terra. O livro de Gênesis relata todos os detalhes da Criação e como tudo foi planejado e calculado. Nada foi aleatório nem por acaso. Cada criatura foi feita segundo a sua própria espécie. A Bíblia não ensina nada sobre um ancestral natural comum para toda a vida na Terra. Logo, afirmamos que nada foi aleatório na Criação, e não houve um ancestral natural comum para todas as espécies.
13. Então, vem a evolução (engano de Satanás) que, em suas várias formas, defende conceitos que contradizem os fundamentos do relato bíblico.
14. Qual é a relação da evolução e o Sábado? As implicações da evolução no contexto dos eventos finais tornam ainda mais evidente o perigo desse engano. A evolução não reconhece e nem considera o Sábado como memorial da Criação ou dia de descanso de Deus…
15. A Biblia ensina que Deus criou os céus e a terra e tudo que nela há em seis dias e no sétimo dia descansou… a evolução acredita que a criação exigiu BILHÕES de anos para que “tudo acontecesse ou aparecesse”.
16. O conceito da natureza triúna de Deus é encontrada em toda a Bíblia. Entretanto, no contexto dos enganos e da perseguição do tempo do fim, o livro do Apocalipse revela que Satanás se apresenta como uma trindade falsa = dragão, besta do mar e besta da terra, conforme o capítulo 13.
17. Dragão = Satanás; besta do mar = recebeu poder do dragão e representa um poder religioso; besta da terra = promove a adoração à besta do mar e apoia o dragão e representa um poder político.
18. Logo, o dragão tenta imitar o Pai, porque está no comando; a besta do mar tenta imitar a Jesus e a besta da terra, tenta imitar o Espírito Santo.
19. Nas próximas semanas, vamos estudar e entender melhor com mais detalhes esses enganos de Satanás.

Senhor, desejamos estudar a Tua Palavra cada dia mais para nos precavermos contra todos os enganos de Satanás. Por favor, vem nos ajudar! Amém.

Feliz Sábado! Sejam felizes! Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!

 

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.

Link para a lição completa: http://mais.cpb.com.br/licao-adultos/