Da arrogância à destruição

Segue o Resumão da Lição desta semana
Vejam os itens mais importantes:

1. No estudo desta semana vamos estudar o capítulo 5 de Daniel.
2. Nesse capítulo é apresentado um poderosoexemplo de arrogância humana que terminou de maneira dramática e fatal.Estamos falando do rei Belsazar, provavelmente, neto do rei Nabucodonosor. Esses eventos ocorreram em 539 a.C.
3. Um certo dia, o rei Belsazar resolveu dar um grande banquete para mais de “1.000 de seus grandes” e bebeu muito na presença deles. “Ele apreciava o vinho”. Dn 5:1 e 2
4. Enquanto Belsazar bebia e se divertia,mandou trazer ao banquete os utensíliossagrados do templo de Jerusalém, Casa de Deus, para serem usados pelos seus convidados.
5. Esse ato do rei, indica que ele não apenas se recusava a honrar o Deus dos hebreus, exercia um desprezo intencional contra Ele.
6. Podemos afirmar com certeza: Belsazar errou muito, muito… Por quê? Ele tomou algo sagrado e usou de modo profano. Não fazia distinção entre o santo e profano. Havia muita urgia no banquete, principalmente a presença de muitas mulheres e concubinas.
7. Enquanto bebiam, davam louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, deferro, de madeira e de pedra (seis tipos),Belsazar tentava elevar a confiança de seus súditos ao mostrar que os seus deuses babilônicos eram superiores. Ele era poderoso!
8. Quando o banquete estava bem animado, no auge da celebração, o que aconteceu? “Apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do candeeiro, na caiadura (parede) da parte do palácio real; […] então, se mudou o semblante do rei, e seus pensamentos o perturbaram” e começou a tremer! Dn 5:5 e 6
9. Diante da crise, Belsazar mandou chamar todos os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores para esclarecer a misteriosa escritura na parede. Ofereceu-lhes muitos presentes e honras extravagantes: 1-vestimentas de púrpura; 2- uma corrente de ouro, sinal de status social elevado; 3- posição de terceiro governante no reinado.
10. Belsazar, era o segundo governante como co-regente junto de seu pai Nabonido.
11. Os sábios babilônicos conseguiram explicar a mensagem ao rei? Claro que não… o rei procurou sabedoria no lugar errado!
12. Algumas verdades são importantes demais para que os seres humanos tentem decifrá-las por si mesmos. Por essa razão, o Senhor é quem nos revela essas realidades.
13. No meio de tanta confusão por causa da mensagem misteriosa e a falta de explicação, a rainha-mãe entrou na sala e deu instruções ao atordoado rei: Mande chamar Daniel porque ele tem habilidade para interpretar sonhos e resolver mistérios… “tinha interpretado os sonhos de Nabucodonosor”.
14. A rainha-mãe, deve se tratar da avó de Bezsazar, falou mais a respeito de Daniel dizendo: ele tem o Espírito do Deus Santo, luz, inteligência e sabedoria divina, espírito excelente e conhecimento; Daniel é capaz de compreender, interpretar sonhos, resolver mistérios e explicar enigmas.
15. Por que o rei havia esquecido de Daniel com tantas qualidades boas e verdadeiras? Provavelmente, pela sua idade, 80 anos; não estava ativo nos serviços reais. O rei nãoqueria se comprometer com o Deus de Daniel.
16. O rei concordou, mesmo relutante. Mandou chamar Daniel. O rei o saudou falando muito bem dele e prometeu muitos presentes se revelasse aquele mistério. Daniel respondeu “os teus presentes fiquem contigo e dá os teus prêmios a outrem”. Dn 5:17
17. Em seguida, Daniel fez 3 acusações ao rei: 1- o senhor ignorou a experiência de Nabucodonosor e as consequências de seus pecados; 2- o senhor utilizou utensílios do templo para beber vinho e louvar ídolos, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a sua vida, não O glorificou; 3- o senhor negligenciou a glorificação a Deus. Preferiu a diversão e glorificação própria.
18. Tendo indicado os erros do rei, Daniel apresentou a interpretação. “Esta é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação: MENE = Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL = Pesado foste na balança e achado em falta. PERES = Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas”. Dn 5: 24-28
19. O rei Belsazar era homem de palavra… Imediatamente, mandou que vestissem Daniel de púrpura, lhe pusessem corrente de ouro no seu pescoço e proclamou que passaria a ser o terceiro no governo de seu reino.
20. Daniel aceitou os presentes, por uma questão de cortesia e também porque sabia que ele seria o terceiro governante por algumas horas.
21. O que aconteceu? A mensagem proferida por Daniel se realizou? Sim, sim!
22. Enquanto o rei Belsazar e seus companheiros bebiam e faziam coisa errada, os seus inimigos trabalhavam …
23. Segundo o historiador Heródoto, os persas cavaram um canal para desviar o rio Eufrates e marcharam para dentro da cidade pelo leito do rio. Naquela mesma noite, BELSAZAR FOI MORTO!!
24. E assim, chegou ao fim o maior império que a humanidade tinha conhecido até aquele momento. Babilônia, a cabeça de ouro da estátua, não mais existia. A profecia do capítulo 2 de Daniel cumprida!
25. Atenção! A queda de Babilônia histórica simboliza a derrota final de Babilônia espiritual no fim dos tempos, como foi sugerido nos capítulos proféticos de Daniel.
26. Ellen G. White escreveu que Belsazar havia recebido muitas oportunidades para conhecer e fazer a vontade de Deus. […] cometeu pecados semelhantes aos seus antecessores e desperdiçou as oportunidades graciosamente concedidas a ele, deixando de usar as circunstâncias ao seu alcance para se familiarizar com a verdade!
27. Aplicações da lição para nossa vida hoje: 1- Mais uma vez ficou evidente que Deus governa os assuntos do mundo; 2- Devemos ter o devido cuidado e respeito com aquilo que é santo aos olhos de Deus; 3- Precisamos reconhecer que a verdadeira sabedoria vem de Deus; 4- Muitas pessoas vão se lembrar de nós pelas nossas atitudes e pelo nosso caráter, assim como a avó do rei Belsazar se lembrou de Daniel; 5- Não tem como escapar: um dia seremos julgados por Deus; 6- É sábio evitar os mesmos erros e consequências, prestando atenção nas experiências dos outros; 7- Devemos agarrar todas as oportunidades que Deus nos dá para nos arrepender e fazer a Sua vontade.

Deus amado, venha nos ajudar. Queremos ser fiéis a Ti até o fim. Queremos participar davitória final com Cristo. Amém.

Feliz Sábado! Sejam felizes! Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.