Conselhos para as famílias

1. Todos viemos de uma mãe e de um pai. Logo, todos nós temos uma família. – Como é a sua família? Como são os seus relacionamentos familiares?
2. Seja como for a sua família, o livro de Provérbios está repleto de conselhos para as situações ou fase da vida.
3. O livro de Provérbios aborda palavras de sabedoria aplicadas ao lar, conselhos para os pais, para os filhos, para o esposo e para a esposa, resumo – para toda a família.
4. A- Conselhos para amar a pessoa certa: a- a pessoa piedosa, tanto homem como mulher, deve preservar suas mais profundas afeições e intimidade sexual para o casamento; b- relações sexuais casuais não possuem compromisso, e ficam muito aquém da verdadeira intimidade; c- a intimidade sexual, um dos maiores presentes de Deus é um privilégio apenas NO CASAMENTO.
5. Continuação – cuidado! Os instintos sexuais podem seduzir indivíduos, afastando-os do propósito divino para a sexualidade. Deus deu ao homem e à mulher o poder para raciocinar e escolher.
6. Como cristãos, devemos escolher vivenciar a fidelidade aos propósitos de Deus para a sexualidade no casamento, e isso vai trazer muitas boas recompensas para nós e para nossa família.
7. Pr 5:18 – “[…] alegra-te com a mulher da tua mocidade” = indica que, mesmo quando homem e mulher amadurecem e envelhecem, o compromisso de ambos deve continuar.
8. B- Um chamado aos pais; 1- o caráter dos pais tem impacto direto sobre seus filhos e sobre o legado a eles transmitido, portanto, devem ser íntegros, pacientes e dominar suas emoções; 2- não importa a idade, os filhos recorrem aos pais em busca de apoio, afeto, orientação e exemplo; 3- os filhos dependem dos pais; 4- os pais devem disciplinar seus filhos, mas não devem abusar de sua autoridade.
9. Continuação – 5- o livro de Provérbios elogia os pais que são provedores confiáveis e que gerenciam sabiamente os recursos da família, entretanto,  devem estar atentos, para dar prioridade à família e não ao trabalho; 6- a coisa mais importante que o pai pode fazer por seus filhos é AMAR A SUA MÃE, demonstrando-lhe fidelidade, e contínua afeição.
10. A lealdade a Deus, o compromisso com o casamento e com a família, bem como a integridade na vida pessoal e comunitária, são temas fundamentais de Provérbios.
11. O sucesso em todas as coisas depende da condição do coração do
indivíduo. Desejamos que Jesus habite em nós e transforme o nosso coração e a nossa vida.
12. Em vários versículos de Provérbios, podemos citar outros conselhos: a- o homem de bem, deixa herança aos filhos e procura conhecê-los;  b- corrige o filho e tem descanso e delícias à sua alma; c- prefere sempre a resposta branda, porque desvia o furor; é atencioso e teme ao Senhor; c- é calmo e paciente e repudia suborno.
13. C- Correção com amor – conselhos para os pais – 1- não retires da criança a disciplina; b- o caminho para a vida é de quem guarda o ensino;  2- não abandone a repreensão, pois isso é andar no caminho correto; 3- a disciplina estabelece esperança para o futuro; 4- por meio de Cristo, a disciplina não é vista como punição ou expressão de autoridade, mas como correção redentiva; 5- os pais devem corrigir seus filhos de maneira gentil e firme, eles precisam se sentir amados.
14. Continuação – 6- é importante afirmar que os filhos devem ser guiados nos caminhos do Senhor desde os primeiros meses/anos de idade, assim como um horticultor dá suporte a uma árvore recém-plantada, e nunca para de cuidar dela.
15. D- A vida é melhor no canto eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa – 1- vários versículos de Provérbios tratam de relacionamentos próximos, até certo ponto, com um leve toque de humor; 2- reprova a mulher rixosa = briguenta; reprova também homem rixoso = briguento; 3- nos relacionamentos próximos, principalmente esposo e esposa, não devem acontecer brigas, resmungos, reclamações, etc;  4-  um coração alegre é de grande ajuda – o bom humor e a alegria ajudam a reduzir o estresse; 5- “O coração alegre é bom remédio”. Pv 17:22
16. E- Uma esposa verdadeiramente rica – Provérbios a descreve assim: 1- é mais valiosa que várias jóias; 2- faz bem ao marido todos os dias; 3- é a coroa do seu marido; 4- possui muitas habilidades; 5- cuida bem de sua família; 5- ajuda ao aflito e ao necessitado; 6- fala com sabedoria; 7- tem um coração bondoso; 8- é virtuosa ou exemplar, significa, força, poder ou riqueza; 9- teme ao Senhor; 10- Boaz elogiou sua esposa Rute, como virtuosa.
17. Nos nossos relacionamentos familiares e nos nossos relacionamentos com os amigos, Deus espera que tenhamos um caráter íntegro e inabalável e que temamos o Seu nome.
18. Faço um apelo: amem e respeitem cada vez mais seu pai e mãe, filhos, netos, bisnetos; esposo e esposa e demais familiares. Aproveitem todas as oportunidades para manifestar seu amor e carinho no seu ambiente familiar. Nos momentos difíceis, perdoem e ofereçam perdão e lembrem-se: nossa família é o nosso maior tesouro! Nossa maior alegria será viver a eternidade junto dos nossos familiares.

Senhor Jesus, venha nos ajudar nos nossos relacionamentos familiares. Queremos vivenciar o verdadeiro cristianismo. Amém.

Feliz Sábado! Sejam felizes!
Estudar a Bíblia faz bem! Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP–SP.