Como lidar com a solidão

Vejam os itens mais importantes:

1. Uma realidade constatada e confirmada: muitas pessoas estão sofrendo de solidão. Em 2016, o Jornal The New York Times publicou um artigo intitulado “Pesquisadores confrontam uma epidemia de solidão”. O problema é real.

2. Desde o princípio, desde a criação, Deus não criou o homem para ficar sozinho. Deus criou homens e mulheres para viverem juntos, para viverem na companhia uns com os outros. Fomos feitos para viver em comunidade, em companheirismo.

3. A Bíblia nos ensina: a- Eclesiastes 4: 9-12 … a- “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho, porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante”. b- “Se dois dormirem juntos, eles se esquentarão; mas um só como se aquentará?”. c- […] o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade”.

4. O companheirismo traz segurança, prosperidade e sentido para a vida. Pouquíssimas pessoas conseguem vencer e ter sucesso sozinhas.

5. Mesmo que em alguns momentos apreciamos ficar sozinhos, mais cedo ou mais tarde, não apenas desejamos uma companhia, mas podemos até solicitá-la, especialmente em momentos de necessidade. Os que têm familiares próximos, capazes de lhes dar companhia, conforto e apoio, principalmente em momentos especiais e difíceis, podem se considerar felizes ou privilegiados. Os que têm verdadeiros amigos por perto, também!

6. Existe solidão ou pessoas solitárias na nossa igreja? O que vocês acham? Com certeza existem… pessoas que trabalham de segunda a sexta… sábado vão para a igreja; e no domingo ou nos feriados? Ficam sozinhas ou se sentem completamente sozinhas! Ou pessoas aposentados que têm poucos contatos semanais. A

7. Um dia Jesus respondeu para os discípulos: “Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada um para a sua casa, e Me deixares só; contudo não estou só, porque o Pai está comigo”. Jo 16:32 Essa declaração de Jesus nos conforta, porque o Senhor está sempre próximo de nós.

8. Importante: mesmo Deus sabendo que Adão teria plena comunhão com Ele, disse: “Não é bom que o homem esteja só”. Gn 2:18 Deus sabia em Sua grande sabedoria que Adão precisava do campanheirismo humano.

9. Não podemos nos enganar: mesmo que o ser humeno esteja cercado de muitas e muitas pessoas, não significa que ele não esteja só.Pode estar só e sofrendo! Como cristãos, devemos ser atentos e sensíveis e ajudar pessoas solitárias que carecem de atenção e companhia.

10. Para vocês pensarem: É melhor ser solteiro ou casado para servir a Deus? Resposta: tanto solteiros como casados podem servir fielmente ao Senhor. Ellen G. White afirma que uma família bem estruturada e feliz, filhos educados nos caminhos do Senhor pode servir de grande exemplo e testemunho a favor do cristianismo.

11. Temos vários exemplos na Bíblia de pessoas que não eram casadas, incuindo Jesus Cristo e Paulo. Jeremias foi instruído a não se casar. Ezequiel foi casado, mas sua esposa morreu repentinamente. Oseias vivenciou um casamento desfeito.

12. O estado civil não deve ser problema no serviço ao Senhor. Para Deus o mais importante é a integridade, obediência e disponibilidade para servi-Lo. Devemos repeitar a opção de cada um.

13. Depois da morte, umas das coisas mais difíceis que uma pessoa pode enfrentar é o DIVÓRCIO, porque vivencia uma série de emoções, algumas muitas desagradáveis.

14. Quando o casamento está em perigo de fracassar, todo esforço deve ser feito pelos cônjuges e por aqueles que, na igreja ou na família, ministram em seu favor no sentido de trazê-los à reconciliação, em harmonia com os princípios que restauram relacionamentos feridos.

15. Malaquias aconselha – Ml 2:13-16 a- o Senhor foi testemunhaa da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade; b- cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a sua mulher na sua mocidade; c- […] cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.

16. Jesus foi muito direto quando ao divórcio: “Também foi dito – aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio; Eu porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério”. Mt 5: 31, 32. Vocês sabem o que significa repudiar? = rejeitar, abandonar ou largar ao abandono.

17. A igreja deve oportunizar seus membros inúmeras atividades e eventos que colaboram para que seus membros formem um lar cristão forte, um ambiente agradável de amor, respeito, paz, perdão e alegria. O projeto ou ministério do ECC – Encontro de Casais com Cristo é um programa maravilhoso com objetivos nobres a favor da felicidade e harmonia entre casais e familiares.

18. A morte de um ente querido, principalmente um filho ou cônjugue causa uma dor irreparável. Não fomos feitos para conviver com a morte e perder uma pessoa querida significa uma experiência muito difícil, e algumas pessoas passam a se sentir tristes e solitárias. Podemos imaginar… quem morreu primeiro? Adão ou Eva? Não sabemos, mas podemos imaginar a dor e a tristeza de um deles!

19. Como cristãos, temos a promessa de Deus. Um dia vamos morar num lugar onde não haverá separação, morte e sofrimento…Deus enxugará todas as nossas lágrimas… Jesus venceu a morte e um dia reencontraremos nossos queridos que hoje dormem no Senhor.

20. Uma pessoa pode estar espiritualmente solteira, mesmo casada? Resposta… SIM! Como? Quando uma pessoa aceita a Jesus como Seu Salvador e seu cônjuge NÃO; ou quando na época do casamento o casal frequentava a igreja normalmente, mas um deles se afasta dos caminhos de Deus. Esses homens e mulheres vão sozinhos à igreja, participam sempre sozinhos das atividades sociais da igreja. Embora casadas, são pessoas espiritualmente solteiras. Precisamos demonstrar carinho, amor e apoio a essas pessoas.

21. Uma promessa nos conforta: Sl 72:12 “O Senhor livra ao necessitado quando clama, como também ao aflito, e ao que não tem quem o ajude”.

Senhor, venha nos auxiliar nos nossos relacionamentos, pois desejamos ser bondosos, amáveis e promover a paz; venha nos ajudar para que possamos dar atenção, amor e carinho para as pessoas que sofrem ao nosso lado. Amém!

Feliz Sábado! Sejam felizes!
Estudar a Bíblia faz bem!
Um abraço!

Texto elaborado por Dalva Amélia de Castro Menezes, Professora adventista aposentada e membro da Igreja IASD do UNASP – SP.