A vida na Igreja primitiva

Vejam os itens mais importantes:

1. O que é primitivo? o primeiro a existir; inicial. Logo, Igreja primitiva = A primeira igreja que existiu ou a igreja inicial…

2. Após o Pentecostes, os cristãos primitivos pensaram que tudo estava cumprido: eles haviam recebido o Espírito Santo e compartilhado a mensagem em todo mundo. Não que apóstolos tivessem deixado Jerusalém e saído mundo afora, mas o mundo tinha vindo até eles.

3. Lucas, o autor de Atos escreveu: “E perseveraram na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Atos 2:32

4. Podemos destacar ensino e comunhão do versículo acima. O ensino era realizado no templo e a comunhão nas casas dos irmãos. Atos 2:46… “perseverando unânimes todos os dias no TEMPLO, e partindo o pão em CASA, comiam com alegria e singeleza de coração”.

5. Os cristãos se dedicavam em aprender com os apóstolos, e a religião se tornou um processo de aprendizagem sob a direção desses homens de Deus. “Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos”. Atos 2:43

6. A comunhão espiritual era outra marca distintiva da piedade cristã primitiva. Eles estavam constantemente juntos, não só no templo, mas também em suas casas, onde compartilhavam refeições, celebravam a Ceia do Senhor e oravam.

7. O que aconteceu a seguir foi o desprendimento dos bens materiais por parte dos membros da igreja. Percebendo que o tempo era curto, eles venderam TUDO o que tinham e se dedicaram ao estudo e à comunhão, enquanto testemunhavam de Jesus em Jerusalém.

8. Os cristãos primitivos também acreditavam que não deveriam ter propriedades particulares, preferiram o uso comunitários de seus recursos materiais. Eles tinham tudo em comum, vendiam suas propriedades e o dinheiro era distribuído entre os necessitados.

9. Não se preocupavam com o futuro, já que o próprio Messias supriria suas necessidades no reino messiânico. Eles experimentaram um senso profundo de unidade, além de se tornar um extraordinário exemplo de generosidade cristã.

10. Numa ocasião, Pedro e João foram ao templo para a reunião de oração das três horas da tarde. Quando chegaram à porta do templo de Formosa, viram um coxo de nascença que era colocado ali para pedir esmolas. Quando esse coxo viu Pedro e João suplicou que lhe dessem esmolas… o que aconteceu?

11. Pedro, fitando os olhos nele, disse: “olha para nós. E ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de JESUS CRISTO, o nazareno, ANDA. Nisso, tomando pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e joelhos se firmaram.

E, dando ele um salto, pôs-se em pé, começou a andar”. Atos 3:8

12. O homem curado, entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus. Todo o povo vendo o homem coxo, agora curado, ficou admirado.

13. Depois desse milagre, Pedro teve oportunidade de fazer um lindo sermão com cindo aspectos relevantes: 1- Jesus era o Messias;  2- Jesus era o Messias sofredor; 3- Jesus havia sido exaltado no Céu; 4- Ele voltaria; 5- o arrependimento era necessário para o perdão dos pecados.

14. Os apóstolos enfatizavam que as pessoas deveriam aceitar o Messias e experimentar o novo nascimento, que resulta de uma verdadeira aceitação de Jesus.

15. Hoje, a mensagem é a mesma: Cristo morreu pelos nossos pecados, ressuscitou e virá outra vez.

16. A síntese das três mensagens angélicas de Apocalipse 14, a Cruz, a ressurreição e o retorno de Cristo devem ser a ênfase que proclamamos como adventistas.

17. Ellen G. White escreveu: “É na Cruz de Cristo que a misericórdia e a verdade se encontram, e a justiça e a paz se beijam”.

18. Não demorou muito para que o sucesso da igreja despertasse a OPOSIÇÃO de alguns líderes de Jerusalém. O templo de Jerusalém era dirigido pelo sumo sacerdote e seus associados.

19. Os saduceus não acreditavam na ressurreição de Jesus e ficaram muito perturbados, pois Pedro e João ensinavam que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Muitos dos que ouviram a mensagem, creram, e se levou o número dos homens a quase cinco mil!

20. Presos pelos guardas do templo, os apóstolos foram detidos até o dia seguinte, quando foram levados perante o conselho.

21. Perante o conselho, Pedro, cheio do Espírito Santo, declarou que a cura do coxo, tinha sido realizada em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vocês crucificaram e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. Continuou… esse Jesus é a pedra rejeitada por vocês, mas é a pedra principal e nEle há salvação, e em nenhum outro há salvação.

22. Os membros do Sinédrio pediram para Pedro e João pararem de pregar…

23. Finalizando, Pedro e João lhes disseram: “Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas  que vimos e ouvimos”. Atos 4:20

24. A partilha de bens na igreja primitiva era voluntária e muitos davam exemplo de generosidade voluntária. Um certo casal, Ananias e Safira venderam uma propriedade e prometeram que dariam TUDO para o Senhor. Não foi isso que aconteceu… eles ficaram com uma parte para eles e mentiram que tinham dado TUDO. O casal foi advertido por Pedro.

25. O casal cometeu o pecado de enganar e mentir e como consequência Deus os puniu severamente – ambos foram mortos imediatamente.

26. O pecado é um assunto sério aos olhos de Deus. Por Sua bondade, Ele nem sempre castiga o pecador imediatamente, porque Ele é longânimo – 2Pe 3:9

27. Os apóstolos continuaram a falar de Jesus e o Espírito Santo estava atuando por meio deles. Sinais e  prodígios se multiplicavam, mas os líderes religiosos se enchiam de INVEJA.

28. Mais uma declaração importante de Pedro no sinédrio: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”, Atos 5:29

29. Depois disso, os líderes religiosos se enfureceram e queriam matar os apóstolos. Certo homem chamado Gamaliel, doutor da lei, muito estimado pelos judeus disse que se o movimento fosse de origem humana, logo desapareceria, por outro lado, se fosse um movimento divino, como afirmavam os apóstolos, como poderiam resistir? O conselho de Gamaliel prevaleu. Os apóstolos foram açoitados e, mais uma vez, ordenados a não falar em nome de Jesus foram soltos.

30. Os apóstolos se retiraram da presença do sinédrio e se regozijaram por terem sofrido e julgados em nome de Jesus.

Senhor Jesus, queremos nos colocar em Tuas mãos, para sermos usados para o avanço da comissão evangélica e viver compartilhando a nossa fé.

Venha nos ajudar. Amém.

 

Feliz Sábado! Sejam felizes!

Estudar a Bíblia faz bem!

Um abraço!